Newsletter
Notícias

Missões internacionais impulsionam o cooperativismo mineiro em 2025

16/12/2025

O desenvolvimento contínuo é um dos pilares do Sistema Ocemg para fortalecer o trabalho das cooperativas de Minas Gerais, preparando suas lideranças para desafios mais complexos do mundo atual. Com esse propósito, em 2025, a Trilha de Educação Internacional de Alta Performance capacitou 189 representantes de 95 cooperativas em nove missões técnicas em escolas de excelência reconhecidas globalmente.

As missões internacionais de formação foram realizadas em sete países, de Portugal à França, em cursos com temas estratégicos e aprendizado imersivo. Liderança estratégica, inovação, inteligência artificial, ESG, entre outros assuntos, foram abordados nos programas, oferecendo conteúdos amplos e conectados aos desafios do mercado.

Entusiasta do conhecimento, o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, afirma que as capacitações executivas ampliam os horizontes das lideranças do cooperativismo mineiro para desafios contemporâneos de gestão, governança e sustentabilidade. “Ao proporcionar experiências em escolas de negócios de ponta ao redor do mundo, impulsionamos a visão de futuro das lideranças cooperativistas e reforçamos o compromisso do Sistema Ocemg com uma formação contínua, moderna e alinhada às demandas globais.”

 

Aprendizado contínuo

Voltada a cooperativistas que concluíram o Programa Lidercoop, desenvolvido pelo Sistema Ocemg em parceria com a Fundação Dom Cabral, a Trilha de Educação Internacional de Alta Performance é estruturada em etapas sequenciais, cada uma voltada a uma demanda específica de formação. Os participantes avançam para a fase seguinte somente após a conclusão da anterior.

As capacitações são realizadas, em ordem, nas seguintes instituições: Universidade Católica de Lisboa (Portugal), Universidade de St. Gallen (Suiça), Trinity College (Irlanda), Kaospilot (Dinamarca), London Business School (Inglaterra) e Wharton University of Pennsylvania (Estados Unidos). Em 2025, a jornada de aprendizado ganhou um novo capítulo, com a inclusão de uma etapa no Institut Européen d’Administration des Affaires – Insead, na França. (Veja quadro)

 

Encerramento

A última viagem de estudos de 2025 foi realizada na Irlanda, entre os dias 30 de novembro e 7 de dezembro, e reuniu 16 gestores de 15 cooperativas no Prime Coop Management Program, realizado na Trinity College Dublin, referência global em excelência acadêmica.

Com uma programação abrangente, a capacitação abordou o papel da tecnologia na inovação estratégica e na gestão da mudança, encerrando o ciclo com aprendizados relevantes e novas perspectivas para o cooperativismo em Minas Gerais.

O que os cooperativistas disseram sobre a missão na Irlanda:

“As missões são fundamentais para ampliar nossa visão e reforçar a importância de uma governança arrojada. Elas mostram que devemos tratar a estratégia com seriedade, mesmo diante dos riscos, e que é possível trabalhar de forma inovadora, ousada e estrategicamente responsável.”

Marcus Miguel de Morais Júnior, presidente da Unimed Governador Valadares

“A troca de experiências e o contato direto com professores renomados, com trajetórias sólidas e atuação prática em governança, gestão e inovação, trouxeram ainda mais segurança e credibilidade para a implementação das ações que pretendemos desenvolver. Missões como esta, promovidas pelo Sistema Ocemg, são essenciais para preparar nossas cooperativas para competir em um mercado cada vez mais globalizado.”

Cleverson Martins Kill, presidente da Cooperativa de Trabalho Médico e Atividades Afins de Minas Gerais (COOPERCON).

Confira o panorama de formações executivas da Trilha de Educação Internacional de Alta Performance em 2025, com objetivos das missões e o número de participantes em cada turma:

 

Instituição de ensino Foco da missão Número de participantes
Universidade Católica de Lisboa (Portugal) Liderança estratégica, governança corporativa e posicionamento de mercado 23
Trinity College (Irlanda) Negócios, estratégia e inovação 39
Universidade de St. Gallen (Suíça) Gestão Cooperativa 21
Kaospilot (Dinamarca) Gestão, design thinking, desenvolvimento organizacional e práticas de liderança criativa 25
London Business School (Inglaterra) Macroeconomia e geopolítica, políticas estratégicas de ESG, equilíbrio entre lucro e propósito e reflexões sobre sustentabilidade corporativa 40
Wharton University of Pennsylvania (Estados Unidos) Clientes e mercado 21
Institut Européen d’Administration des Affaires – Insead (França) Fundamentos e oportunidades da IA aplicada aos negócios, avaliação de riscos, impactos organizacionais da tecnologia e criação de uma cultura de inovação nas cooperativas 20

Sistema Ocemg

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.