Newsletter
Notícias

Municípios mineiros incluem o cooperativismo na pauta pública

13/01/2026

Cinco municípios mineiros criaram leis municipais de valorização e reconhecimento à importância do cooperativismo, setor que hoje responde por 14,9% do PIB de Minas Gerais. A partir deste ano, todo dia 4 de julho, Belo Horizonte celebrará o Dia Municipal do Cooperativismo, instituído pela Lei nº 11.893/2025. As cidades de Abaeté, na região central do estado, e Serro, no Alto Jequitinhonha, também celebrarão a data no primeiro sábado de julho e, no dia 28 de agosto, respectivamente. Já Guaxupé, no Sul de Minas, e São João Nepomuceno, na Zona da Mata, incorporaram ao calendário oficial o Dia de Cooperar, Dia C — movimento cooperativista de voluntariado que nasceu em terras mineiras e já mobilizou mais de 1 milhão de voluntários, beneficiando mais de 34 milhões de pessoas em todo o país.

“Ao entrar para o calendário de uma cidade como Belo Horizonte, o cooperativismo passa a ter um lugar permanente na pauta pública, fortalecendo parcerias, ganhando ainda mais visibilidade e ampliando os espaços de diálogo para a construção de políticas públicas que ajudem as cooperativas a gerarem cada vez mais trabalho, renda e prosperidade para o nosso Estado”, apontou Ronaldo Scucato, presidente do Sistema Ocemg, entidade que representa o cooperativismo em Minas Gerais.

Além do Tempo - por Orion Teixeira

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.