Campanha SomosCoop: como participar e incentivar os brasileiros a escolher o coop
15/01/2026
Em 2026, a campanha SomosCoop traz um convite simples e direto para os brasileiros: Escolha o coop. Uma mensagem para transformar o ato de consumir em uma decisão consciente, capaz de promover desenvolvimento, sustentabilidade e impacto. A mobilização será lançada oficialmente no dia 23 de março, mas as cooperativas já podem se preparar para fazer parte desse movimento de forma estratégica e fortalecer o coop como a melhor escolha.
O foco da campanha é reforçar a visibilidade do modelo cooperativista no dia a dia das pessoas, com ações multimídia e em pontos de venda e fortalecimento do carimbo SomosCoop. Para isso, o Sistema OCB desenvolveu materiais de divulgação, conteúdos para rádio e TV, peças digitais para redes sociais, entre outros itens, que podem ser acessados pelas cooperativas na Central da Marca.
A comunicação visual da campanha utiliza ilustrações que mostram o cooperativismo no cotidiano dos brasileiros: no supermercado, no atendimento médico, na gestão de resíduos, nas instituições financeiras e em projetos e iniciativas que preservam o meio ambiente. As peças contemplam todos r
“A campanha aposta em narrativas universais: pequenas escolhas do cotidiano, decisões familiares, consumo responsável, planejamento do futuro e cuidado com o outro. Em vez de explicar o cooperativismo de forma teórica, mostramos seus efeitos concretos na vida das pessoas”, destaca a gerente de Comunicação e Marketing do Sistema OCB, Samara Araujo.
Para amplificar a mensagem divulgada pelas cooperativas, a campanha terá ações nacionais com três personalidades reconhecidas pelos brasileiros: a apresentadora Ana Maria Braga, a educadora financeira Nath Finanças e o humorista e influenciador Ed Gama.
“A parceria envolve ações integradas em mídia digital, conteúdos especiais e ativações em programas de grande audiência. A ideia é associar imagens conhecidas à campanha, mas também utilizar a influência deles para legitimar a mensagem do cooperativismo e mostrar, de forma prática, por que produtos e serviços de cooperativas merecem ser escolhidos”, explica Samara.
Além dessas personalidades, outros influenciadores vão compor o time de celebridades que levará a mensagem do coop para “fora da bolha” neste ano. Também estão previstas ações especiais para o Dia Internacional do Cooperativismo (CoopsDay), conectadas à Copa do Mundo, e uma inserção no programa MasterChef Brasil.
Marca coop
Uma das principais ferramentas para ajudar os consumidores a escolher o cooperativismo é o carimbo SomosCoop, marca estampada em produtos, serviços e materiais institucionais das cooperativas brasileiras. Uma em cada quatro coops do país já utiliza a logo, e a meta da campanha é ampliar esse engajamento em 2026 e consolidar ainda mais a identidade cooperativista entre os brasileiros.
“Quando o consumidor encontrar o carimbo nos produtos e serviços de cooperativas, ele reconhecerá que ali existe um modelo de negócio diferente, comprometido com impactos positivos reais. Ao dar protagonismo ao carimbo SomosCoop, reforçamos sua função como um orientador de escolha, fortalecemos o reconhecimento das cooperativas e influenciamos positivamente a escolha das pessoas”, afirma Samara Araujo.
O carimbo SomosCoop é de uso livre e gratuito pelas cooperativas de todos os ramos e portes em produtos, serviços e comunicações. Formada por um box com cantos arredondados que contém a palavra SomosCoop e a bandeira do Brasil em um pequeno círculo, a marca pode ser utilizado com a cor institucional do movimento – verde – ou adaptada à identidade visual da cooperativa, de acordo com as orientações do manual disponível na Central da Marca do movimento SomosCoop.
Histórico
O chamado ao consumo consciente de produtos e serviços cooperativistas proposto pela campanha 2026 é uma evolução natural do movimento SomosCoop que, desde 2020, já teve mobilizações com os temas “Vem ser coop”, “O coop faz muito e faz bem”, “Bora cooperar”, “O coop é um bom negócio” e “Bora cooperar por um mundo melhor”.
Desta vez, além de apresentar o coop como o modelo de negócios ideal para um país mais justo e sustentável, a iniciativa transforma posicionamento em comportamento. “Mais do que um slogan, é um convite à reflexão e à atitude. A mensagem parte do princípio de que toda escolha carrega consequências e que optar por produtos e serviços de cooperativas é escolher um modelo de negócio que valoriza pessoas, territórios e o futuro. Não se trata apenas de reconhecer o cooperativismo como algo positivo, mas de incorporá-lo como critério de decisão”, reforça Samara Araujo.
Sistema OCB