Newsletter
Notícias

Projeto concebido no GO!Coop garante financiamento da Fundação Cargill para a Cooperabs

28/01/2026

A partir de fevereiro, a Cooperabs (Cooperativa Mista dos Pequenos Produtores da Região do Cará) dará início a um projeto inovador de sustentabilidade. Chamado Biogreen, o projeto transformará os resíduos do beneficiamento da mandioca em biogás e biofertilizantes, gerando autonomia energética, renda extra para os cooperados e reduzindo impactos ambientais. A iniciativa foi a única de Goiás selecionada na Chamada Semeia, da Fundação Cargill, e receberá um aporte financeiro de R$ 150 mil para ser desenvolvida ao longo de todo o ano.

A semente do Biogreen foi plantada em 2023, durante a participação de integrantes da Cooperabs no GO!Coop2, uma maratona de inovação promovida pelo Sistema OCB/GO em parceria com o Sebrae/GO. A equipe da cooperativa, da qual fazia parte o atual presidente José Atair da Silva Neto, ficou em terceiro lugar geral no evento, premiação que incluiu uma viagem de imersão tecnológica para a China.

“Sem o GO!Coop a gente nem teria a ideia do projeto. Foi fundamental”, afirmou José Atair. Ele destacou a importância do apoio do Sistema OCB/GO no processo: “É uma ideia que de certa forma tem parceria com o Sistema OCB/GO. Porque foi aquela participação no GO!Coop 2 que possibilitou a gente estruturar o projeto para conseguir captar esse recurso com a Fundação Cargill”, conta.

Além do apoio inicial do Sistema OCB/GO, o Biogreen conta com uma parceria acadêmica importante. Pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG) estão envolvidos no desenvolvimento e na avaliação técnica do biodigestor.

A Chamada Semeia, iniciativa da Fundação Cargill que selecionou o Biogreen, busca identificar, fortalecer e apoiar projetos com inovação, impacto socioambiental positivo, potencial de replicação e conexão com as realidades locais. Este ano, a chamada registrou um aumento de 49% no número de inscrições em relação à edição anterior. Além do Biogreen da Cooperabs, foram selcionados outros 12 projetos de todo o País.

 

Cooperativa

O presidente da Cooperabs explicou como será realizado o projeto a partir de fevereiro. “Vamos implementar um biodigestor piloto em uma propriedade de um cooperado para servir como modelo e, após análise de resultados, replicar a tecnologia em escala”, disse José Atair.

Segundo o dirigente, o projeto nasceu da necessidade de dar um destino correto ao efluente do processamento da mandioca. “A implementação do biodigestor permitirá não apenas o descarte ambientalmente adequado, mas também a redução de custos de processamento da cooperativa e a geração de novas oportunidades econômicas com a comercialização do biogás e do biofertilizante produzido”, explica.


Sistema OCB/GO

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.