Projeto de turismo cooperativo avança no Espírito Santo
29/05/2026
Mais uma etapa do projeto nacional Turismo Cooperativo foi finalizada no Espírito Santo. Entre os dias 17 e 21 de maio, representantes da Cooperativa Paranaense de Turismo (Cooptur) visitaram as cooperativas capixabas Cafesul, Coopram e Nater Coop, com o objetivo de preparar cooperados e colaboradores para atuarem no segmento do turismo.
Essa é a penúltima etapa do projeto no estado, e a Cooptur foi escolhida para liderar esse trabalho por ser a primeira cooperativa de turismo do Brasil. Durante as visitas realizadas na última semana, ela foi representada pelo seu diretor executivo, Márcio Miranda, e pela sua diretora de Turismo, Rafaela Loezer.
A Cooptur também está auxiliando os envolvidos no projeto a identificar pessoas que têm potencial para formar uma cooperativa focada em prestar serviços de turismo. Até o momento, o estado possui uma cooperativa desse tipo ativa e registrada no Sistema OCB/ES, a Cooptures.
Vinícius Schiavo, analista de Desenvolvimento Cooperativista do Sistema OCB/ES, acompanhou as visitas à Cafesul, Coopram e Nater Coop. Ele lembra que as cooperativas capixabas participam do projeto desde a sua concepção, em 2024, e acredita que a expertise da Cooptur pode alavancar o potencial turístico do Espírito Santo.
“Nessa reta final, os resultados são perceptivos. A ideia não é transformar uma cooperativa agro em uma cooperativa de turismo, e sim diversificar seu mercado e expandir sua marca. A atuação nesse setor pode valorizar ainda mais os cooperados, e as cooperativas estão sendo preparadas para aproveitarem essa oportunidade”, destaca Schiavo.
A próxima etapa é definir uma rota turística para cada destino cooperativo escolhido pelas três cooperativas capixabas visitadas. A definição deve ocorrer até o mês de setembro.
Sobre o projeto
O projeto piloto Turismo Cooperativo é um a iniciativa do Sistema OCB Nacional idealizada em 2024. Seu intuito é ampliar a presença das cooperativas no turismo no país e estimular novos arranjos produtivos regionais.
No Espírito Santo, a Cooptures é responsável pela operacionalização logística do projeto, dentro das rotas estabelecidas, enquanto as cooperativas Cafesul, Coopram e Nater Coop serão responsáveis proporcionar os destinos e experiências turísticas.
Sistema OCB/ES