Cresol participa do Congresso Brasileiro de Economia
16/09/2015

Realizado na última semana em Curitiba, capital paranaense o XXI Congresso Brasileiro de Economia, (CBE 2015), trouxe temas importantes para a discussão ligados ao Cooperativismo do Sistema Cresol com destaque a assuntos como as Cooperativas no Paraná e sua Contribuição para a geração e distribuição da riqueza, Economia Solidária, Sistema Financeiro Nacional, Desenvolvimento Econômico e Inclusão Social no Brasil, Conjuntura Econômica Brasileira, a questão agrária e a apropriação e distribuição da riqueza, entre outros.
A Cresol esteve representada pelo colaborador e coordenador do departamento de controladoria e finanças da Central Cresol Baser, Rosalino Luís Alba. O evento contou com mais de mil participantes, na grande maioria economistas, estudantes de ciências econômicas e alguns representantes políticos ligados ao meio econômico.
Segundo Rosalino, para a maioria dos economistas participantes, o Brasil precisa, (além de fazer o ajuste fiscal no curto prazo para resolver o problema do déficit orçamentário), no médio e longo prazo, é imprescindível que reformas estruturantes sejam feitas, sobre tudo no Sistema tributário, (combatendo a sonegação e as desonerações indevidas, taxando as grandes fortunas, exercendo uma melhor gestão tributária). Além desta, a reforma no Sistema Político, Previdenciário, Agrário.
“Dentre tantos desafios, incertezas que passam o Brasil e o mundo economicamente, o Cooperativismo e a Economia Solidária (temas que também foram tratados no Congresso) são reconhecidos como algumas das alternativas capaz de produzir e distribuir as riquezas de forma mais justa”, destaca Rosalino.
Nos próximos dias será publicado um relatório síntese do evento, que poderá ser acessados no site: http://www.cofecon.org.br . O Evento acontece a cada dois anos, sendo que em 2017 será realizado em Belo Horizonte, MG.
Cresol