Newsletter
Notícias

Cooperativismo de crédito em expansão apesar da crise

28/04/2021

Este mês, a Lei Complementar 130/2009 completa 12 anos e, mesmo em meio à crise, as cooperativas de Crédito têm muito o que celebrar. Um modelo de negócio democrático, que trouxe, nos últimos anos, grandes oportunidades de investimento e crescimento dos associados, sejam pessoas físicas ou jurídicas. Com recursos que, em geral, ficam nos municípios onde estão situadas as cooperativas, esse tipo de sociedade tem promovido o crescimento financeiro, gerado sobras, e, principalmente, um impacto positivo nas comunidades em que atuam.

Um exemplo desse cenário é a cooperativa Sicredi Recife, que acaba de inaugurar, também em abril, duas agências, uma localizada no município de Vitória de Santo Antão, e outra em Paulista. Estendendo a atuação da sede, localizada no Recife, e de outras duas agências também atuantes na Região Metropolitana, o novo investimento mostra a capacidade de crescimento do cooperativismo mesmo em momentos pouco favoráveis. As novas agências oferecerão os mesmos serviços, e, ainda, disporão de uma unidade móvel que levará o atendimento aos municípios vizinhos e próximos aos estabelecimentos inaugurados.

“A nossa principal característica é o atendimento mais próximo do público. Temos serviços mais acessíveis no mercado, temos tarifas e produtos sempre com uma precificação bem abaixo das instituições tradicionais, sendo a distribuição dos resultados um dos nossos diferenciais”, afirmou Edson Gomes, gerente de Relacionamento Pessoa Jurídica da cooperativa em Vitória de Santo Antão. Na próxima etapa, a Sicredi Recife abrirá uma agência em Goiana, que ficará no centro da cidade, próxima à Prefeitura.

“Expandimos nossa presença na Zona da Mata e Região Metropolitana do Recife para estarmos mais próximos dos nossos associados. Abrimos as agências de Paulista e Vitória de Santo Antão neste mês de abril, com uma equipe formada por colaboradores e gerentes que estão à disposição da comunidade para soluções e orientações referentes a linhas de crédito, investimentos e outros produtos e serviços financeiros”, frisou o presidente da Sicredi Recife, Floriano Quintas.

Em 2020, a Sicredi Recife obteve um crescimento de 20%, entre janeiro e junho, período mais crítico da pandemia, com mais de meio bilhão em ativos totais. Esse resultado mostra a força da cooperativa na região Nordeste e reflete o bom desempenho do Sistema Sicredi, em âmbito nacional, que ocupou a sétima posição do país no ranking World’s Best Banks 2021, da Forbes. O resultado considerou uma pesquisa popular com 43 mil respondentes de 28 países e avaliou critérios como atendimento, confiança, serviços digitais e consultoria financeira.  

No início deste ano, o Sistema Sicredi também obteve destaque na 11ª edição do ranking Valor Grandes Grupos, do jornal Valor Econômico. O Sistema aparece em 14º lugar entre os 20 maiores da área de Finanças, em segundo, entre os que mais cresceram em Receita, além de ocupar posições de destaque também no âmbito do patrimônio líquido e rentabilidade. “Possuímos um modelo de negócio mais inclusivo e colaborativo, em relação às instituições financeiras tradicionais. Escolhemos trilhar um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para o desenvolvimento financeiro dos nossos associados”, concluiu Floriano Quintas.

Assessoria de Imprensa

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.