Dia de Cooperar é tema de reunião da Comissão Permanente do Cooperativismo, na Ales
07/06/2023
Em reunião promovida na última terça-feira (6/6) pela Comissão Permanente do Cooperativismo da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), a analista de Desenvolvimento Humano do Sistema OCB/ES, Bianca Rocha, realizou uma apresentação sobre o movimento solidário Dia de Cooperar (Dia C).
Anualmente, as cooperativas brasileiras promovem iniciativas de responsabilidade social que visam desenvolver uma sociedade mais justa e igualitária. Ao longo do último ano, as cooperativas do Espírito Santo realizaram 159 ações sociais, que envolveram 3,8 mil voluntários e beneficiaram 44 mil pessoas de forma direta.
Além das ações desenvolvidas de janeiro a dezembro, o cooperativismo brasileiro possui uma data oficial para celebrar e intensificar seu apoio às comunidades, o Dia Internacional do Cooperativismo, sempre celebrado no primeiro sábado de julho.
No Espírito Santo, a celebração do Dia C 2023 já tem data, horário e local marcados. A ação global organizada pelo Sistema OCB/ES com o apoio de cooperativas capixabas acontecerá no dia 1° de julho (sábado), das 8h às 12h, no bairro Divino Espírito Santo, em Vila Velha. A iniciativa ocorrerá em parceria com a Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) da Câmara Municipal de Vila Velha. A expectativa é atingir um público de 1.500 pessoas.
Na confraternização, estarão disponíveis serviços de saúde, como atendimento médico, aferição de pressão, teste de glicemia, orientação de primeiros socorros e técnicas de alongamento. Também serão oferecidos serviços de beleza, por meio da disponibilização de cortes de cabelo masculino e feminino. Além desses, haverá atividades e serviços de educação, com orientações jurídicas, profissionais (incluindo impressão de currículos), financeiras e de trânsito.
Também não faltarão opções de recreação. Haverá pula-pula, tobogã, cama elástica, pintura de rosto, teatro, música com atrações variadas no palco e diversas opções de guloseimas para as crianças e famílias se deliciarem.
A analista Bianca Rocha enfatizou a relevância da celebração e da realização das iniciativas para as comunidades. “O cooperativismo possui um jeito único de trabalhar: nós pautamos e priorizamos os valores humanos. Ser cooperativista é contribuir para a existência de uma sociedade mais justa e igualitária”, frisou.
O diretor-executivo do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, também destacou a importância dessa rede de solidariedade. “O Dia de Cooperar possui o objetivo de transformar a vida das pessoas. Portanto, todo o nosso movimento é baseado nos imprescindíveis princípios e valores do cooperativismo. Onde há cooperação, há interesse pela comunidade, e nós prezamos por isso”, completou a liderança.
O PAPEL DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS)
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil é considerado um dos países mais desiguais do mundo. Durante a apresentação, foi destacado que o trabalho das cooperativas de todo o Brasil em comemoração ao Dia de Cooperar está atrelado principalmente ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Tendo isso em vista, desde 2016 as inciativas voluntárias desenvolvidas pelas cooperativas brasileiras estão vinculadas a pelo menos um ODS, ajudando a ONU e a sociedade a alcançarem as metas da Agenda 2030.
Sistema OCB/ES