Newsletter
Notícias

Dia da Mulher Cooperativista é criado no Espírito Santo

25/10/2023

No último dia 18 de outubro, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, sancionou a Lei nº. 11.942, que institui o Dia da Mulher Cooperativista no estado. Agora a data faz parte do calendário oficial de datas comemorativas em âmbito estadual.

O dia definido para se comemorar a existência das mulheres cooperativistas é 15 de agosto. O projeto de lei foi proposto pelo deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (Ales), Marcelo dos Santos. Antes da sanção do governador, o texto passou por aprovação dos parlamentares da assembleia.

A lei visa promover a valorização da mulher cooperativista, reconhecendo-a como indivíduo essencial na promoção de direitos fundamentais. A data também busca aproximar a sociedade capixaba das cooperativas por meio da disseminação de conhecimento e informação sobre o tema e acerca da participação feminina neste modelo de negócio.

“Considero muito importante a instituição desta data. As mulheres são fundamentais para o cooperativismo no Espírito Santo. A participação feminina no modelo de negócio tem se superado ao longo dos anos e, cada vez mais, elas são responsáveis por construir novas frentes de trabalho e fazer a diferença no coop”, avalia o diretor-executivo do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira.

 

PARTICIPAÇÃO FEMININA NO COOP CRESCE

Em paralelo à criação da data que homenageia as mulheres cooperativistas, os números da participação feminina no modelo societário têm ganhado cada vez mais força. De acordo com dados do Anuário do Cooperativismo Capixaba 2023, as mulheres já representam 33,4% do quadro de cooperados no território capixaba.

Embora a presença masculina entre os cooperados ainda seja maior, o número que apresenta maior crescimento proporcional de 2021 para 2022 é o de mulheres. O indicador subiu 24,9% de um ano para o outro.

O que elas já dominam são os cargos de direção e gerência. Isso porque a quantidade de mulheres ocupando esses cargos é superior ao número de homens, correspondendo a 51,2% das vagas. A predominância feminina também prevalece no quadro de colaboradores, uma vez que elas são a maioria nesse cenário, com 59,4% de participação.

Dessa forma, o Dia da Mulher Cooperativista surge como oportunidade para celebrar o trabalho feito por essas mulheres dentro do coop no Espírito Santo, além de aumentar as discussões acerca da importância de inserção e valorização das mulheres no mercado de trabalho.

Sistema OCB/ES

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.