Newsletter
Notícias

Presença feminina está cada vez mais forte no coop do Espírito Santo

23/11/2023

A presença feminina tem se intensificado em diversos espaços públicos nos últimos anos. Nas cooperativas capixabas essa realidade não é diferente. De acordo com o Anuário do Cooperativismo Capixaba 2023, as mulheres têm figurado como maioria no quadro de colaboradores e têm aumentado a sua participação em outras posições, como nos Conselhos de Administração e Fiscais.

No último ano, o número de colaboradores das coops capixabas teve um aumento de 15,9% em relação ao ano anterior, empregando de forma direta e formal um total de 11,5 mil pessoas.  Desses, em torno de 6, 8 mil são mulheres, um número que equivale a 59,4%.

De 2021 para 2022 esse número obteve uma queda sútil de 0,3% pontos percentuais, mas essa leve diminuição não impactou o fato de as mulheres ainda ocuparem a maioria dos postos de trabalho nas coops capixabas. E esse cenário já é promissor há um tempo.

Desde 2017 os números já indicavam que as mulheres eram a maior força de trabalho dentro do movimento cooperativista no estado. Naquele ano elas representavam 57,1% dos profissionais empregados.

A presença das mulheres como cooperadas também tem se fortalecido, mesmo que ainda não sejam a maioria no quadro. Dos 747 mil cooperados no estado, aproximadamente 250 mil são mulheres. Apesar do número de homens ainda ser maior, entre 2021 e 2022 houve, proporcionalmente, um crescimento maior no número de mulheres cooperadas (24,9%), frente a 20,2% de homens e 22,7% de pessoas jurídicas.

 

MULHERES NA LIDERANÇA

Um espaço que elas já dominam são os cargos de gestão e liderança. Em 2022, a quantidade de mulheres que ocupavam esses postos de trabalho superou a de homens. No total, elas representavam 51,2% desses cargos, com predomínio das mulheres com faixa etária acima de 30 anos.

Nos Conselhos de Administração ainda há predominância de homens. No entanto, por mais que esses grupos ainda sejam compostos por uma maioria masculina, pode ser observada uma tendência de alta na participação feminina. No último quadriênio, a presença delas evoluiu de 11,9%  para 15,9%.

Nos Conselhos Fiscais, após uma queda na participação feminina em 2021, o número voltou a crescer no último ano e agora as mulheres representam 22,1% das cadeiras nesses colegiados.

O diretor-executivo do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, reconhece a importância do protagonismo feminino.  “Esse equilíbrio entre homens e mulheres nas coops é fundamental não só para nós, cooperativistas, mas para a toda sociedade, pois promove a igualdade de oportunidades. É um grande desejo nosso ver cada vez mais mulheres participando do movimento cooperativista em várias áreas, principalmente em cargos de liderança. É dessa forma que reafirmamos o nosso compromisso de contribuir para um futuro melhor e mais igualitário”, afirma.

 

ORGANIZAÇÃO E FORTALECIMENTO

Com o crescimento da participação dentro das cooperativas, as mulheres também têm se organizado mais. Elas fazem isso por meio dos Núcleos Femininos. Atualmente, oito cooperativas do Espírito Santo possuem núcleos femininos próprios. São elas: Cafesul, Cooabriel, Coocafé (filial no ES), Cooptac, Selita, Sicoob Conexão, Sicoob Coopermais e Unimed Sul Capixaba.

Os núcleos funcionam como espaços de integração e debate entre as mulheres cooperativistas. Eles são abertos a cooperadas, colaboradoras, líderes e conselheiras. É por meio das reuniões do grupo que elas tomam decisões e analisam as ações voltadas para o público feminino que são desenvolvidas.

Além das cooperativas, o Sistema OCB/ES, entidade que defende e representa os interesses das coops do estado, também promove uma série de ações com o intuito de fomentar a participação ativa das mulheres nas cooperativas capixabas e muni-las de conhecimento para ocuparem espaços variados.

No último ano, a organização estadual promoveu três Encontros Regionais de Mulheres Cooperativistas, um em cada uma das regiões do Espírito Santo. Ao todo, mais de 100 mulheres participaram desses encontros, que contaram com palestras, workshops e dinâmicas que disseminaram conhecimento e empoderamento para as mulheres cooperativistas.

Também em 2022 uma comitiva formada por 18 mulheres de cooperativas capixabas e cinco colaboradoras do Sistema OCB/ES participaram do Encontro Nacional de Mulheres Cooperativistas, que aconteceu em Campinas (SP). O evento tratou de uma série de temas relevantes, atuais e essenciais para a formação das mulheres.

Neste ano o Sistema OCB/ES realizou um Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas, em Guarapari, reunindo quase 200 mulheres de 34 coops capixabas. No evento foram anunciadas a constituição de um Comitê Estadual de Mulheres Cooperativistas do Espírito Santo e a criação do Programa de Formação de Lideranças Femininas da organização. 

 

DESTAQUES DO COOP

Para ter acesso aos principais indicadores do cooperativismo no Espírito Santo basta acessar o Anuário do Cooperativismo Capixaba 2023. Em complemento, o Sistema OCB/ES tem preparado textos que destacam dados relevantes gerais e por ramos do coop. Para ler todo material, basta clicar aqui.

Sistema OCB/ES

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.