Notícias
Sicredi Paranapanema desenvolve projeto com cooperativas de reciclagem
30/04/2024
A atuação nas comunidades, contribuindo para o desenvolvimento local, está entre os princípios do cooperativismo. Um exemplo prático é o projeto que está sendo desenvolvido pela cooperativa de crédito Sicredi Paranapanema Serrana PR/SP/RJ junto a associações e cooperativas de reciclagem. O projeto atende sete organizações, além de realizar ações pontuais em outras, como a conscientização sobre o descarte correto de materiais e a promoção da educação financeira. Adicionalmente, promove encontros anuais com as lideranças dessas organizações, visando o compartilhamento de boas práticas e integração.
A coordenadora de cooperativismo do Sistema Ocepar, Eliane Lourenço Goulart Festa, visitou a cooperativa para conhecer os programas sociais. Ela conta que no pequeno município de Leópolis, no norte do Paraná, próximo a Cornélio Procópio, o projeto de reciclagem tem um impacto muito relevante na comunidade. “A Associação de Selecionadores e Recicladores desempenha um papel crucial no cuidado do meio ambiente. Essa associação, de fundamental importância para o município de pouco mais de 3 mil habitantes, realiza a coleta e separação dos resíduos recicláveis, garantindo a destinação correta dos materiais e promovendo emprego e renda para os 10 agentes ambientais que trabalham na associação”, destaca a coordenadora.
O trabalho desenvolvido pela Sicredi Paranapanema Serra está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis 8, 10 e 11. “O Sicredi busca promover a redução das desigualdades, auxiliar na promoção do trabalho decente e fomentar o crescimento econômico, bem como contribuir para a criação de cidades e comunidades sustentáveis”, pontua Eliane. A instituição já desenvolveu diversas ações em parceria com a associação, como o Dia C da agência local, treinamentos de produção, educação financeira, fornecimento de EPIs, treinamentos para gestão da associação e capacitação das lideranças, além da promoção de ações de conscientização e outras atividades.
“Essas simples iniciativas geram um melhor desenvolvimento econômico e social para as pessoas envolvidas nesse trabalho crucial em nossas cidades. É fundamental garantir a correta destinação dos resíduos recicláveis, contribuindo assim para o desenvolvimento de uma sociedade mais próspera”, comenta a coordenadora de cooperativismo do Sistema Ocepar.
Sistema Ocepar