Medalha Luiz Carlos de Oliveira é entregue a mulheres cooperativistas pela Ales
03/07/2024
O mês de julho, em que é celebrado o Dia Internacional do Cooperativismo, foi iniciado de forma especial. Na noite desta segunda-feira (1º), a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), por meio da Comissão Permanente do Cooperativismo, promoveu a solenidade de entrega da Medalha Luiz Carlos de Oliveira a personalidades capixabas que contribuem para o fortalecimento do cooperativismo no estado.
Veja o álbum de fotografias da cerimônia clicando aqui.
De forma inédita, a homenagem deste ano foi destinada exclusivamente a mulheres. A proposta, apresentada pelo deputado estadual Allan Ferreira, presidente da Comissão Permanente do Cooperativismo, teve o objetivo de valorizar o trabalho do público feminino que atua em prol desse modelo de negócio nas mais diferentes áreas.
“Quando conheci mais a fundo os números do cooperativismo, pude ver a força das mulheres, que estão presentes nas mais diversas áreas e cargos. Falamos, com frequência, da necessidade de ampliar ainda mais a presença feminina nas cooperativas. Nada mais justo do que mostrar e valorizar mulheres que já estão fazendo a diferença e inspirar outras a também participarem desse modelo de negócio”, disse o deputado.
O diretor-executivo do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, destacou a relevância da entrega da homenagem. “Primeiro, esse ato mostra a relevância que esta casa dá ao cooperativismo e ao seu impacto na sociedade. E em segundo lugar, reconhece, valoriza e destaca a contribuição de diversas pessoas que dedicam sua vida, seu tempo e seu trabalho a fazer o cooperativismo crescer e se desenvolver aqui no estado”, pontuou a liderança.
O momento foi prestigiado por diversas autoridades. Além do deputado estadual Allan e do diretor-executivo do Sistema OCB/ES Carlos André, compuseram a mesa de honra o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Enio Bergoli; da secretária de Estado de Governo (SEG), Maria Emanuela Alves Pedroso; do ex-deputado federal Ted Conti; do diretor de Relações Institucionais da Ales, Giuliano Nader; da vereadora e integrante da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) de Vila Velha, Patrícia Crizanto; e do secretário chefe da Casa Civil (SCV), Junior Abreu.
ORGULHO DEFINE HOMENAGEM
Durante a solenidade, o plenário Dirceu Cardoso ficou lotado de homenageados e seus familiares, que foram prestigiar o momento. Os sorrisos dividiram espaço com a emoção de receber a medalha. Mas apesar das diversas emoções, uma coisa era certa: receber a comenda que leva o nome do sr. Luiz Carlos de Oliveira era motivo de orgulho.
Uma das homenageadas foi Natércia Vencioneck, gerente administrativa da Cafesul. Com 15 anos de atuação no cooperativismo e passagem em diferentes funções dentro da cooperativa, ela desenvolve um trabalho de fortalecimento da participação feminina em Muqui, onde a coop está situada. O trabalho gerou, inclusive, uma marca de café especial intitulada Póde Mulheres.
“O sentimento que tenho é de valorização e reconhecimento. Ao mesmo tempo, também vem um sentimento de responsabilidade ainda maior na continuidade dos trabalhos já iniciados e motivação para buscar novos desafios”, contou a profissional, que também destacou a importância de poder, agora, carregar a medalha no peito.
“Receber uma medalha com o nome de uma pessoa que fez história nesse setor é uma grande honra e significa entender que estamos validando o trabalho que o sr. Luiz Carlos de Oliveira idealizou em sua bela jornada no cooperativismo. Esse significado fica ainda maior ele sendo pai do diretor Carlos André Santos de Oliveira, que é um grande líder”, completa.
A sensação foi dividida com a presidente da cooperativa de seringalistas da Heveacoop, Nádia Delarmelina, que também recebeu a honraria. Com uma história de 11 anos no cooperativismo, onde, além de cooperada, assumiu os cargos de conselheira fiscal, conselheira de administração e diretora secretária, ela também compartilhou a experiência de levar para casa a comenda.
“Recebi com satisfação e honra a indicação do meu nome para receber essa importante menção e homenagem. Essa medalha representa o reconhecimento de todos nós, que abraçamos com determinação o cooperativismo e trabalhamos para seu crescimento e, em especial, para o fortalecimento de pequenos e médios produtores que dependem do sistema para comercializar sua produção”, disse a presidente.
A superintendente do Sistema OCB nacional, Tania Zanella, também foi uma das cooperativistas agraciadas. Ela, que não pôde estar presente na cerimônia por questões de agenda, gravou um vídeo para agradecer a honra. “Esse prêmio não é apenas um reconhecimento pessoal, mas um reflexo do esforço coletivo de todos que acreditam no poder transformador do cooperativismo. Ele me motiva a continuar trabalhando com dedicação para fortalecer ainda mais o cooperativismo no Brasil”, disse.
A MEDALHA
A Medalha Luiz Carlos de Oliveira foi criada pela Resolução 5.287/2017 para agraciar personalidades nos âmbitos estadual, nacional e internacional com atuação de destaque no cooperativismo. O nome da medalha é, em si, uma homenagem a um capixaba que, desde o início de sua trajetória profissional, dedicou-se a fortalecer e a promover o movimento coop.
Luiz Carlos de Oliveira iniciou suas atividades como servidor do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), no setor que fiscalizava e autorizava o funcionamento das cooperativas no Espírito Santo. Também atuou como assessor no mandato de diversos presidentes da OCB/ES até que, na década de 1990, foi convidado para assumir o cargo de superintendente da instituição, função em que permaneceu até 2004.
O cooperativista acompanhou de perto uma das fases mais importantes de expansão e evolução do modelo de negócio que tanto inspira no Espírito Santo. A partir de 1960, viu o número de cooperativas e as demandas por assistências técnicas crescerem no estado. Anos depois, em 1972, testemunhou a criação da Organização das Cooperativas do Estado do Espírito Santo (Ocees), que mais tarde se tornaria a OCB/ES – Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Espírito Santo.
A liderança cooperativista faleceu em outubro de 2022, aos 87 anos. A entrega da medalha que leva seu nome aconteceu um dia antes do seu aniversário, que é celebrado no dia 2 de julho. O seu filho e atual diretor-executivo do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, destaca a história do seu pai e o orgulho de ver a medalha sendo entregue a mais pessoas.
“Seu Luiz, meu pai, foi um homem que me ensinou muito, inclusive a ser cooperativista. O seu trabalho gera frutos até hoje. Para nós, da sua família, é uma honra ter o dome dele nessa medalha. E ver que esse símbolo vai, ano a ano, para as mãos de cada vez mais pessoas é um acalento, porque mostra que o seu legado permanece”, disse.
HOMENAGEADOS
Abaixo, confira a lista das 30 mulheres homenageadas na solenidade:
- Catarina Maria Vasquez Lopes Silva
- Ediene Maria Messias
- Evani Maria Cassaro Martinelli
- Dra. Fabíola de Freitas Moraes
- Dra. Grazielle Silva Ferreira Grillo
- Iraciane Rosa de Azevedo
- Iriny Nicolau Corres Lopes
- Janete Santos de Sá
- Jaqueline Timm Domingos
- Lenise Menezes Loureiro
- Lilian Flavia Ferreira Fardin
- Luzia Ignez Gallina
- Maria Carmélia Costa Lessa
- Maria Emanuela Alves Pedroso
- Maria Rosilene Favalessa
- Michelle Sabaini Calmon Manzoli
- Michelli Silva Vianna Schiavo
- Nádia Delarmelina
- Natércia Bueno Vencioneck Rodrigues
- Dra. Norma Suely Soares Louzada
- Patrícia Crizanto da Silva
- Paula Giacomin Cani
- Raquel Ferreira Mageste Lessa
- Rosa Maria Caser Venturim
- Samela Florindo Evangelista
- Silvana Cherobini
- Suely Kurth Dettmann Candeia
- Suely Prates Zaggo
- Tania Zanella
- Thamilys Cordeiro Zambon
Sistema OCB/ES