Notícias
Sistema OCB e Ministério do Trabalho discutem melhorias para o coop
03/07/2024
Nessa terça-feira (02/07), o Sistema OCB se reuniu com o Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, para discutir pautas de interesse do cooperativismo. Estiveram presentes Tania Zanella, superintendente do Sistema OCB, Bruno Vasconcelos, coordenador sindical da Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop), e Anderson Lechechem, da Fecoopar/Sistema Ocepar.
O principal ponto abordado tratou das normas que regulamentam a Saúde e Segurança no Trabalho (SST) em cooperativas do Ramo Agro, especialmente no estado do Paraná. O segmento tem enfrentado desafios relacionados à conformidade com as normas que visam melhorar os locais, processos e ambientes de trabalho para reduzir os acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
Tania explicou que a entidade é a favor da fiscalização, mas considera necessária a concessão de prazos para correção de não conformidades identificadas e a aplicação do princípio da dupla visita antes de sanções mais severas. “Entendemos e apoiamos o cumprimento integral das normas, mas acreditamos que é possível evitar o fechamento abrupto de unidades, dando a elas a oportunidade de se adequarem melhor às regras”, afirmou.
Marinho acatou a demanda e foi estabelecido a criação de um plano de ação em parceria com o ministério e as cooperativas para a regularização referente as normas, bem como a participação em um evento a ser realizado no Paraná com o objetivo de sensibilizar as cooperativas para a importância dessas regras. “Podemos, inclusive, criar uma mesa permanente de negociações, envolvendo governo, trabalhadores e empregados, para discutir as condições mínimas de segurança e saúde, assim como já ocorre em outros setores”, declarou.
Ainda durante a reunião, o Sistema OCB formalizou ainda seu interesse em assinar o Protocolo de Intenções do Pacto pelo Trabalho Decente na produção de café e o pedido de agendamento da solenidade de assinatura para formalização do compromisso.
Sistema OCB