CoopsDay 2024: Como as cooperativas financeiras constroem um futuro melhor para todos
04/07/2024
No próximo dia 6 de julho, três milhões de cooperativas ao redor do mundo irão mostrar como estão ajudando a transformar a vida das pessoas e comunidades para um futuro mais sustentável. A data marca a celebração do Dia Internacional das Cooperativas, o #CoopsDay 2024, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Com o tema “Cooperativas Constroem um Futuro Melhor para Todos”, o foco este ano é mostrar como o cooperativismo está alinhado à sustentabilidade e ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), um conjunto de metas da ONU para tornar o mundo mais justo e próspero até 2030.
“A forma cooperativista de trabalhar, inspirada nos valores e princípios cooperativos, tem como parte do seu DNA o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Para o #CoopsDay 2024, as cooperativas podem mostrar seus elevados padrões de crescimento inclusivo e sustentável e sua atuação na proteção do meio ambiente e no combate às mudanças climáticas”, afirma a ONU em comunicado sobre a celebração cooperativista.
A celebração global do cooperativismo, instituída há mais de 100 anos, também irá destacar a governança democrática e a inclusão de pessoas de diversas origens em condições de igualdade promovidas pelas cooperativas.
Além disso, o #CoopsDay 2024 será um impulso para o Ano Internacional das Cooperativas, declarado pela ONU para 2025. A homenagem colocará o cooperativismo no centro da agenda global no próximo ano, com ações de apoio da ONU a políticas públicas e acordos de cooperação técnica para fortalecer as cooperativas em todo o mundo.
Dia C
No Brasil, o Dia Internacional das Cooperativas é comemorado com as pessoas e as comunidades, por meio do Dia de Cooperar, o Dia C, uma mobilização nacional das cooperativas para ações de impacto social.
Maior iniciativa de voluntariado do cooperativismo brasileiro, o evento mobiliza milhares de pessoas todos os anos. Desde 2009, mais de 1 milhão de voluntários participaram de ações do Dia C e 29 milhões de pessoas foram beneficiadas em todo o país.
Cooperativas financeiras de todo o país estão engajadas nas atividades do Dia C em várias cidades brasileiras. As ações incluem prestação de serviços, atividades de educação, atenção à saúde e bem estar, entre outras.
Este ano, a Confebras participará mais uma vez da programação do Dia C no Distrito Federal, que desta vez serão realizadas em São Sebastião, a cerca de 25 quilômetros da região central de Brasília. A Confebras estará presente com o estande do Programa Cooperãduca, com iniciativas de educação financeira para crianças, animação com os mascotes do projeto e teatro educativo.
Atuação sustentável
Para além de atividades pontuais, o compromisso do cooperativismo financeiro brasileiro com a construção de um futuro melhor e mais sustentável é diário. E isso se dá tanto por meio da inclusão financeira e oferta de produtos e serviços justos e competitivos a seus cooperados quanto pelas ações em prol das comunidades em que atuam.
“A sustentabilidade está no DNA do cooperativismo. Nosso modelo de negócios tem compromissos ambientais, sociais e de governança ética desde a sua origem. Uma cooperativa de crédito não é apenas mais uma instituição financeira, ela existe para melhorar qualidade de vida do cooperado e da comunidade inteira em vários aspectos”, afirma o presidente da Confebras, Moacir Krambeck.
Em todo o país, 765 cooperativas de crédito garantem inclusão e cidadania financeira para milhões de brasileiros, promovem a geração de emprego e renda e ajudam a movimentar a economia local. Segundo dados do BureauCoop, elas estão presentes em todos os municípios brasileiros e em 376 cidades são a única instituição financeira com atendimento presencial.
Além disso, as cooperativas financeiras estão diretamente envolvidas em ações de sustentabilidade ambiental, com projetos de preservação e recuperação de recursos naturais, combate às mudanças climáticas e na oferta de linhas de crédito para fomentar empreendimentos sustentáveis.
Reconhecimento e futuro
Algumas das iniciativas sustentáveis do cooperativismo financeiro serão reconhecidas pelo Prêmio ProsperaCoop, promovido pela Confebras com apoio institucional do Banco Central. A premiação vai destacar os melhores projetos de sustentabilidade ambiental, social, de governança e finanças sustentáveis das coops financeiras, selecionados entre 150 inscritos.
O Prêmio ProsperaCoop será entregue durante a abertura do 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (Concred), no dia 7 de agosto, em Belo Horizonte (MG). Maior evento do cooperativismo financeiro da América Latina, o Concred também está alinhado ao debate da ONU sobre a participação das cooperativas na construção de um futuro mais sustentável.
Com o tema “A sustentabilidade humana e o mundo exponencial: construir o futuro em tempos de transformação”, o 15º Concred vai promover debates sobre o papel das cooperativas financeiras diante das mudanças cada vez mais rápidas na sociedade em meio ao avanço das tecnologias digitais.
“É preciso valorizar as pessoas. O cooperativismo tem essa missão. Para alcançar a sustentabilidade dos negócios é necessário desenvolver o ser humano e dar a ele subsídios para acompanhar as mudanças, além de garantir que as transformações sejam pautadas sobretudo por valores humanos. Esta temática busca reforçar a valorização do ser humano e manter a humanidade ao lado da ciência e da tecnologia, para acompanhar as transformações globais, cada vez mais velozes”, explica a superintendente da Confebras, Telma Galletti.
A palestra magna do evento será com o escritor e consultor britânico John Elkington, considerado “o pai da sustentabilidade” e criador do Triple Bottom Line, modelo de gestão no qual hoje se baseiam os investimentos sustentáveis.
O 15º Concred será realizado de 7 a 9 de agosto, no Expominas, em Belo Horizonte. As inscrições estão abertas no site do evento.
Confebras