Newsletter
Notícias

ONU celebra evento de apresentação do Ano Internacional das Cooperativas 2025

10/07/2024

As comemorações do Ano Internacional das Cooperativas (2025 Coop Year) começaram no dia 9 de julho com um evento de apresentação na sede das Nações Unidas em Nova Iorque.

O evento foi organizado pelo Comitê das Nações Unidas para a Promoção e Avanço das Cooperativas ( COPAC ) em colaboração com a Missão Permanente da Mongólia e do Quénia junto das Nações Unidas, e teve lugar durante o Fórum Político de Alto Nível da ONU.

Três dias antes (6 de julho), cooperativas de todo o mundo celebraram o Dia Internacional das Cooperativas sob o lema “As cooperativas constroem um futuro melhor para todas as pessoas”. 

O lançamento oficial do #2025CoopYear ocorrerá durante a Conferência Cooperativa Mundial da ACI , de 25 a 29 de novembro de 2024, em Nova Delhi, Índia. O evento de apresentação da ONU foi um espaço para aprofundar o tema do #2025CoopYear, reportar os materiais de comunicação que estão sendo produzidos e debater as resoluções da ONU sobre as modalidades de lançamento. 


Na sessão de abertura, falou Ankhbayar Nyamdorj, representante permanente da Mongólia na ONU; Njambi Kinyungu, Representante Permanente Adjunto do Quénia junto da ONU, Ariel Guarco, Presidente da ACI e John Wilmoth, Diretor do Departamento de Assuntos Económicos e Sociais das Nações Unidas (UNDESA).

Sua Excelência o Sr. Nyamdorj descreveu o trabalho do seu país no apoio aos debates e resoluções da ONU sobre o desenvolvimento cooperativo ao longo das últimas décadas.

“Estamos a encorajar outros Estados-membros e instituições a formarem comités nacionais e regionais para organizarem eventos e actividades para comemorar e celebrar o Ano Internacional das Cooperativas”, declarou.

Sua Excelência a Sra. Kinyungu explicou que o sector cooperativo do Quénia representa 23% do PIB do país. “O Quénia, através do quadro do programa de transformação económica da base para o topo, posicionou as cooperativas como um pilar fundamental para impulsionar a transformação económica e alcançar o nosso objectivo de desenvolvimento sustentável”, disse ele.

Guarco afirmou que o movimento se orgulha do lema #2025CoopYear: “Cooperativas constroem um mundo melhor”.

"Temos muito orgulho disso, porque é a ação diária de todas essas cooperativas. E também temos senso de responsabilidade. Sabemos que o mundo está olhando para nós, talvez como nunca antes, para usarmos as cooperativas como o máximo para desenvolvimento sustentável. Acredito humildemente que estamos à altura desta responsabilidade", afirmou.

John Wilmoth também instou os governos nacionais a intensificarem os seus esforços para cumprir os ODS. “As cooperativas são uma componente importante deste trabalho”, disse ele, apelando às cooperativas para que demonstrem a sua relevância como empresas baseadas em valores que constroem um mundo melhor. “Neste trabalho, vamos garantir que priorizamos chegar primeiro aos que estão mais atrás”, acrescentou.

Durante o evento, diferentes países e instituições foram incentivados a criar comités nacionais e regionais para organizar eventos e atividades para comemorar e celebrar o ano internacional. Esses comitês envolverão governos, cooperativas, agências da ONU e outras partes interessadas com a ideia de traduzir a identidade cooperativa para o público em geral e garantir que, até o final de 2025, as cooperativas sejam mais conhecidas, tenham um ambiente mais propício para suas actividades e estão melhor posicionados para apoiar os Estados-Membros na consecução dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável. 

SEDª Paula Narváez, Presidente do Conselho Económico e Social das Nações Unidas (ECOSOC), também fez um discurso no qual descreveu alguns dos atuais desafios globais. “Os valores e princípios das cooperativas tornam-nas diretamente relevantes para o desenvolvimento sustentável. A tomada de decisão participativa, o controle democrático dos associados, a qualidade, a solidariedade, a cooperação e a preocupação com a comunidade são princípios fundamentais que lhes permitem contribuir para a construção de um mundo melhor Estes princípios fundamentais devem ser promovidos de forma mais ampla para que possam ajudar o mundo a navegar nas múltiplas crises que enfrentamos atualmente", afirmou.

O Diretor Geral da ACI, Jeroen Douglas, fez a apresentação geral da próxima Conferência Mundial da ACI em Nova Delhi , que se concentrará na prosperidade que as cooperativas constroem em todo o mundo.

Os escritórios da ACI na Ásia-Pacífico, nas Américas, na África e na Europa também compartilharam seus planos regionais para as comemorações deste ano.

A Conferência Mundial da ACI acontecerá na Índia pela primeira vez em seus 130 anos de história! O Representante Permanente da Índia na ONU, S.E. O Sr. R. Ravindra também tomou a palavra para destacar a importância do movimento cooperativo indiano. "Estamos muito satisfeitos por acolher a próxima conferência global em Nova Deli ainda este ano, coincidindo com o segundo Ano Internacional das Cooperativas. Esperamos que a conferência nos ajude a explorar novas áreas de cooperação, a trocar boas práticas e também a aprender uns com os outros, particularmente as histórias de sucesso", acrescentou.

Para encerrar o evento, o presidente da COPAC, Wenyan Yang, fez um apelo à ação e propôs algumas medidas futuras às diferentes delegações da ONU, governos, embaixadas e cooperativas.

“Aproveite o Ano Internacional para envolver a sua comunidade, para fazer o seu trabalho de divulgação, para que as cooperativas tenham mais visibilidade e sejam mais conhecidas”, disse.

Uma gravação do evento está disponível aqui .

ACI

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.