O Dr. Udai Shankar Awasthi é o Diretor Executivo da Indian Farmers Fertiliser Cooperative Limited (IFFCO), a maior produtora e comerciante de fertilizantes da Índia, e a maior cooperativa do mundo em faturamento sobre o PIB per capita. A IFFCO está sediando a ICA Global Conference, junto com os 18 membros da ACI (Aliança Cooperativa Internacional) na Índia. Antes do evento, Udai falou sobre o cooperativismo, o trabalho da IFFCO e suas esperanças para #ICANewDelhi2024.
Quando e como você foi apresentado às cooperativas/movimento cooperativo?
Dr. US Awasthi: Entrei para a prestigiosa Banaras Hindu University (BHU) para estudar Engenharia Química em 1962. Na época, a Índia estava enfrentando uma grave crise alimentar. Eu tinha vindo de uma área rural e conhecia a situação dos fazendeiros e a crise na agricultura. Por isso, resolvi trabalhar para aumentar a produção agrícola, mas, na época, não sabia qual era o melhor meio para atendê-los. Em 1974, tomei conhecimento de uma organização emergente de fazendeiros, a Indian Farmers Fertilizer Cooperative, que havia sido fundada em 1967.
Como e quando você se juntou à IFFCO?
Dr. US Awasthi: Como engenheiro químico, em 1975, eu estava trabalhando com uma empresa de fertilizantes do setor privado e tive algumas oportunidades de conhecer o diretor administrativo e o diretor de marketing da IFFCO durante seminários e conferências. Percebi imediatamente que esse poderia ser o destino dos meus sonhos. Ofereceram-me um emprego de gerente de projeto. Embora eu estivesse trabalhando para uma empresa bem conhecida e a IFFCO estivesse apenas em um estágio inicial, a ideia de servir os agricultores indianos e fazer algo substancial por eles me fascinou! Aceitei e entrei para a IFFCO em 15 de novembro de 1976. Mais tarde, fui servir empresas governamentais na indústria de fertilizantes a pedido do governo e voltei para a IFFCO como diretor administrativo em 1993.
A capacidade de produção da IFFCO aumentou 292% sob sua liderança, e o patrimônio líquido, 688%. Qual foi a chave para esse sucesso e quais desafios você enfrentou?
Dr. US Awasthi: Há muitos fatores que contribuem para o sucesso de uma organização. No entanto, a chave para o sucesso da IFFCO é a confiança de suas cooperativas associadas combinada com uma gestão profissional eficiente e relações cordiais entre o conselho e a gerência.
Os desafios eram muitos! Quando assumi como Diretor Executivo da IFFCO, o ambiente político havia mudado de uma economia protegida para uma liberalização, e até mesmo empresas que antes floresciam estavam lutando para sobreviver. Junto com isso, houve uma rápida sucessão de mudanças na alta gerência da IFFCO. Havia falta de entusiasmo entre os funcionários. Era uma época de incerteza e turbulência na IFFCO e, como resultado, a organização havia parado de crescer.
O primeiro desafio foi atingir um equilíbrio amigável e relações entre a gerência e o conselho. Isso envolveu foco em mão de obra, planejamento, otimização de custos, estabelecimento de relações cordiais com os sindicatos de funcionários e lançamento de sistemas e procedimentos bem definidos. Isso permitiu que a cooperativa visse e promulgasse planos de longo prazo para expansão, diversificação em diferentes setores e entrasse em joint ventures, o que também teve sua própria cota de desafios.
Um desafio posterior foi a emenda de 2002 no Multi-State Cooperative Societies Act da Índia, que previa a autonomia das cooperativas e tinha disposições para a repatriação do patrimônio mantido pelo Governo. Mas nossas sociedades cooperativas contribuíram esmagadoramente e, em junho de 2004, o patrimônio completo foi repatriado.
A Identidade Cooperativa deu à IFFCO uma vantagem competitiva?
Dr. US Awasthi: Certamente. A Identidade Cooperativa ajudou tremendamente a IFFCO a se conectar com pessoas na Índia rural. Mais de dois terços da população da Índia, ou 833 milhões de pessoas, residem em áreas rurais, e quase 65% estão envolvidas diretamente na agricultura e atividades aliadas. Como uma cooperativa agrícola, muitas das organizações membros da IFFCO são da Índia rural, e fizemos um esforço concentrado para comercializar produtos fertilizantes por meio desta rede cooperativa de cerca de 36.000 sociedades. Por causa disso, a IFFCO tem melhor alcance e popularidade entre os agricultores, e tem forte fidelidade à marca.
Como a IFFCO garante que a prosperidade criada pela cooperação chegue aos membros em todos os níveis da organização?
Dr. US Awasthi: A IFFCO é um modelo único, pois seus membros-proprietários cooperativos também são seus consumidores e parceiros de marketing, e ela tenta proteger os interesses de todos os seus diferentes membros.
Para seus membros-proprietários, a IFFCO pagou um dividendo máximo permitido de 20% sobre seus investimentos nos últimos 23 anos, e seu balanço tem provisão para pagar o dividendo de 20% pelos próximos 25 anos. A IFFCO entrou em joint ventures, empreendeu a expansão de unidades de fertilizantes existentes e diversificou suas atividades comerciais para atingir crescimento sustentado e melhores retornos econômicos para os membros. Os membros, por meio do Corpo Geral Representativo, participam da governança da IFFCO.
Para seus parceiros de marketing, a IFFCO comercializa somente por meio da rede cooperativa, garante o fornecimento oportuno de fertilizantes de qualidade, fornece subsídios de transporte, dá preferência aos armazéns cooperativos e também fornece suporte financeiro às cooperativas associadas mais fracas.
Para seus membros consumidores, a IFFCO educa agricultores sobre técnicas agrícolas inovadoras, incluindo o "programa de fertilização balanceada", e fornece outras oportunidades educacionais por meio de vários programas de campo. Ela garante a disponibilidade oportuna de fertilizantes nas áreas mais remotas e fornece suporte ao desenvolvimento comunitário. Ela também torna os produtos o mais ecologicamente corretos e econômicos possível, por exemplo, por meio da campanha "Save the Soil" lançada recentemente. Em colaboração com sua seguradora subsidiária, a IFFCO lançou uma apólice de seguro exclusiva "Sankat Haran Bima Yojana", que fornece cobertura de seguro acidental para os agricultores que compram um saco de fertilizantes da IFFCO ou uma garrafa de Nano Fertilizantes, com o prêmio do seguro suportado pela IFFCO. Para facilitar a pulverização de fertilizantes líquidos Nano Urea Plus e Nano DAP, a IFFCO está adquirindo 2.000 drones para ajudar os agricultores a usar tecnologia avançada na agricultura. Além disso, ela contratou prestadores de serviços de drones para ajudar na pulverização de Nano Fertilizantes de maneira econômica.
A agricultura pode desempenhar um papel importante na redução das emissões de CO 2 . Como a IFFCO está trabalhando para lidar com o impacto ambiental do setor?
Dr. US Awasthi: A IFFCO tem sido líder mundial no desenvolvimento de Nano Urea, Nano DAP, Nano Zinc, Nano Copper e muitos outros nanoprodutos. Essa tecnologia indígena ajuda a reduzir doses de fertilizantes químicos e aumentar o rendimento com uma pegada de carbono menor.
Os fertilizantes nano da IFFCO são produtos com zero resíduos e sua eficiência de uso é de mais de 90% - o que significa que as emissões de CO 2 e NO 2 causadas por fertilizantes químicos são bastante reduzidas. O processo de produção desses fertilizantes nano é muito mais ecológico em comparação com fertilizantes químicos, e esses produtos também aumentam as atividades microbianas no solo, bem como a fotossíntese.
As mulheres ainda não estão totalmente representadas na agricultura, particularmente em papeis de liderança. Quais ações a IFFCO tomou para lidar com isso?
Dr. US Awasthi: As iniciativas incluem garantir que as mulheres tenham chances iguais para cargos de liderança como membros do conselho, líderes de comitês e titulares de cargos. A partir de 2018, a IFFCO reservou 5% dos assentos em seu Corpo Geral Representativo para mulheres e também reservou um assento no conselho para uma diretora mulher.
A cooperativa realiza regularmente workshops e seminários de capacitação que focam em habilidades como agricultura sustentável, gestão financeira e empreendedorismo para preparar mulheres para a liderança. Por meio de sua subsidiária IFFCO eBAZAR, ela fornece um esquema de modelo de franquia atraente para parceria com empreendedores rurais. Quase 33% do total de negócios franqueados são mantidos por mulheres empreendedoras.
A IFFCO treinou 300 mulheres como pilotos de drones certificados pelo programa Namo Drone Didi, com drones distribuídos pelo Primeiro Ministro Shri Narendra Modi, demonstrando inovação e empoderamento.
Por meio de outra subsidiária, a IFFDC, a IFFCO apoia grupos de autoajuda (SHGs) e programas de desenvolvimento de habilidades para empoderar mulheres e comunidades marginalizadas, encorajando a independência econômica e a coesão social. Ela organiza programas de treinamento para melhorar as habilidades das mulheres em áreas como apicultura, alfaiataria, bordado, educação de adultos, preservação de frutas e vegetais e alfabetização em informática.
Como você gostaria que a primeira Conferência Global da ICA na Índia fosse lembrada e o que você mais espera?
Dr. US Awasthi: É um momento histórico para a IFFCO, bem como para o movimento cooperativo indiano. Gostaria que a Conferência fosse única, inclusiva e frutífera. Deve ser uma plataforma para colaborações significativas e uma reafirmação dos princípios cooperativos. Também celebrará a liderança cooperativa da Índia e as contribuições das cooperativas indianas, incluindo a IFFCO. Também acenderá a tocha do espírito cooperativo em todo o mundo para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e lançar o Ano Internacional das Cooperativas da ONU 2025.
Pessoalmente, estou ansioso por oportunidades de networking, intercâmbios culturais e por ver a união da diversidade cultural, compartilhamento de conhecimento e aprendizado. Desejo que esta conferência seja memorável nos próximos anos, por muitas razões, especialmente por seus esforços neutros em carbono.
O governo indiano formou o Ministério da Cooperação em 2022 – o 75º Ano da independência da Índia – sob a liderança inspiradora do Honorável Primeiro Ministro Sr. Narendra Modi. Este Ministério é guiado pela liderança dinâmica do Sr. Amit Shah, que imaginou muitos programas vastos para cooperativas. Espero que esta conferência se baseie nisso e seja lembrada pelas contribuições feitas por Bharat [Índia] ao movimento cooperativo global. Estou ansioso para conhecer cooperadores globais em Nova Déli em novembro.