Newsletter
Notícias

Quatro candidatos a prefeito de São Paulo tem propostas para cooperativismo

20/08/2024

Estamos entrando na campanha eleitoral para prefeitos e o que os prefeitos apresentam relacionados ao cooperativismo em suas propostas de governo. É importante que todos fiquem atentos ao que os candidatos estão propondo.

O portal EasyCOOP trará uma série de matérias com as propostas dos candidatos nas capitais brasileiras. A primeira cidade será São Paulo.

A capital paulista tem 10 candidatos na disputa para o próximo prefeito da cidade dentre eles, Bebeto Haddad (Democracia Cristão - DC), Altino Prazeres (PSTU), João Pimento (PCO), Maria Helena (Novo), Pablo Marçal (PRTB) e Tábata Amaral (PSB) não tem nenhuma menção relacionado ao cooperativismo em seus propostas de governo.

Os demais candidatos têm citações sobre o cooperativismo em suas propostas. Segue o que eles mencionam:


José Luiz Datena (PSDB)

O candidato José Luiz Datena faz uma referência a cooperativas na ampliação da coleta seletiva na cidade com maior apoio às cooperativas de catadores da capital paulista.


Guilherme Boulos (PSOL)

O candidato Guilherme Boulos traz mais citações de apoio ao cooperativismo em sua proposta de governo.

A primeira é referente a coleta seletiva que visa ampliar a parceria com as cooperativas de reciclagem e entidades de catadores da cidade.

Outro ponto que está presente no programa de governo do candidato é na habitação. O candidato propõe construir 50 mil unidades habitacionais de interesse social e ter apoio das cooperativas habitacionais para a conquista do objetivo.

A construção de hortas urbanas será organizada por meio de associações e cooperativas.

O programa do Boulos lembrou da Lei Municipal Paul Singer, cujo objetivo é fortalecer a economia solidária e cooperativas na cidade. A lei já está promulgada, mas falta regulamentar a mesma.

Consta na proposta: “Isso incluirá uma política municipal de compras públicas da economia popular urbana e uma política de cooperativismo por plataforma, reformulando as políticas atuais (como o SPCoopera), para maior capacidade de assistência na formulação dos negócios e acesso aos canais de distribuição para os empreendimentos da economia popular urbana, instituindo instrumento para possibilitar formas de organização via plataforma e e-commerce.”


Ricardo Nunes (MDB)

O atual prefeito de São Paulo Ricardo Nunes cita a ampliação das cooperativas de reciclagem habilitadas pelo Programa SP Coopera e a incubação de novas cooperativas por meio do Hub Green Sampa.


Ricardo Senese (UP)

Ricardo Senese do partido Unidade Popular pelo Socialismo sugere em sua proposta de governo a criação de uma cooperativa de crédito para fortalecer a economia local e garantir serviços financeiros acessíveis.

Quando se fala de coleta seletiva na cidade, as cooperativas de reciclagem se tornam apoio importante para universalizar o serviço e proporcionando infraestrutura adequada para a coleta e processamento dos resíduos.


Redação EasyCOOP / Foto: Guilherme Cunha / SMTUR

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.