Dia do Cooperativismo de Goianésia reúne 4 mil pessoas em celebração à solidariedade e à intercooperação
02/09/2024
No último sábado, dia 31 de agosto, a Praça Dimas Carrilho, em Goianésia, foi palco da segunda edição do Dia do Cooperativismo na cidade, evento que já se tornou parte do calendário oficial do município. Das 16 às 20 horas, cerca de 4 mil pessoas passaram pelo local, aproveitando uma série de atividades e serviços gratuitos oferecidos pelas cooperativas da região e parceiros, como o Senar Goiás, Sesi/Senai, Sebrae, Faculdade Evangélica, e Universidade de Rio Verde – Campus Goianésia. A iniciativa também contou com o apoio da Prefeitura Municipal.
As cooperativas Sicoob Coopercred, Sicoob Emprecred, Sicoob UniCentro Norte Brasileiro, Cagel, Uniodonto Goiânia, Sicredi, Unimed Cerrado, Unimed Goianésia, Cooperfamiliar e Cooperlatex ofereceram serviços como aferição de pressão e glicemia, orientação de primeiros socorros, atividades lúdicas para crianças e educação financeira. Entre os destaques culturais, o público assistiu a apresentações de balé, música com o Coral Canta Coração e a Banda Corpus, além de contação de histórias, garantindo uma tarde de lazer e aprendizado para toda a família.
Gislaine Lelis, gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do SESCOOP/GO, ressaltou a importância da comemoração para aproximar a comunidade das cooperativas. “O objetivo principal é levar para a comunidade local quem somos nós, cooperativistas, e devolver um pouquinho para a comunidade o que recebemos em retorno. O Dia do Cooperativismo é voltado para toda a população, não apenas para cooperados, mas para toda a família”, explicou.
Isaac Amaral, diretor operacional do Sicoob Coopercred, destacou a vivência dos princípios cooperativistas durante o evento. “Hoje estamos aqui praticando três princípios: a intercooperação, o interesse pela comunidade e a educação e informação. Oferecemos cortes de cabelo e ensinamos as crianças, por meio de um jogo de tabuleiro, que para ganhar é preciso cooperar. É esse o espírito que queremos transmitir”, ressaltou.
A diretora de Mercado da Uniodonto Goiânia, Neirimar Norberto, celebrou o sucesso da participação da cooperativa. “Para nós é um grande prazer estar aqui novamente, contribuindo com a promoção de saúde bucal. Trouxemos milhares de kits de escovação, brincadeiras com distribuição de brindes e orientações sobre higienização. Alcançamos mais de mil pessoas em nosso estande, o que nos deixa muito felizes”, disse.
A secretária municipal de Cultura de Goianésia, Lorrane Silva, enfatizou o crescimento e a importância do evento para a cidade. “Estamos muito felizes de participar pelo segundo ano consecutivo. Goianésia está crescendo a passos largos, e é maravilhoso ver tantas empresas e marcas importantes presentes aqui. O evento foi pensado para toda a família, e esperamos que outras edições venham por aí”, declarou.
Além das autoridades, os participantes também expressaram sua satisfação com as ações. Juliana Alves Moura, professora, destacou o impacto positivo para as crianças. “É muito importante mostrar para os meus filhos que essas instituições prezam por dar assistência à comunidade”, disse. Já Luci Silva de Sousa, que trabalha em uma confecção e como cabeleireira, elogiou a diversidade de serviços oferecidos: “Vim prestigiar o evento e trouxe meu netinho para brincar. É uma feira muito importante para toda a comunidade”, revelou.
Sistema OCB/GO