Circuito Cultural do Cooperativismo em BH aproxima sociedade do setor
08/07/2025
Retratos que emocionam, fachadas iluminadas e muitas reações positivas. Desde o dia 1º de julho, Belo Horizonte recebe o Circuito Cultural Cooperativas Constroem um Mundo Melhor, promovido pelo Sistema Ocemg. A ação marca o Ano e o Dia Internacional das Cooperativas e tem conquistado quem passa pelo centro da capital mineira.
O público pode visitar gratuitamente a exposição fotográfica instalada na Praça da Liberdade e na Câmara Municipal, com registros do premiado fotógrafo Milton Lima. Ele percorreu o Estado para retratar a força do cooperativismo em diferentes regiões e realidades de Minas Gerais.
“O cooperativismo mineiro é feito por pessoas reais, com histórias concretas e ações que transformam realidades”, afirma o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato. “Ao trazer essas imagens para o centro da capital, estamos mostrando à sociedade quem somos e o impacto que geramos em todo o Estado”.
Mas o que o público está achando da mostra? Veja as reações de quem passou pela exposição:
“Muito importante mostrar para as pessoas da capital o trabalho que é feito por todo o Estado. Eu já conhecia o cooperativismo, mas não sabia de sua abrangência e de como tudo é organizado pelo Sistema Ocemg, instituição que compreendi a importância vendo as informações aqui nos quadros.”
Patrícia Brito Llamosas — Aposentada, analista de sistemas
“Muito bacana. O trabalho do fotógrafo é uma narrativa. Deu pra perceber que ele escolheu mostrar as expressões de quem trabalha no cooperativismo e como eles gostam disso. O olhar expressivo das fotos, todas muito bem feitas, contam várias histórias.”
Paulo Batista — Fotógrafo
“As fotos mexeram comigo de alguma forma. Acho que porque parece que estamos vendo dentro do olhar de cada pessoa. Uma mensagem é transmitida, e é uma mensagem bonita, alegre e de paz.”
Vitória Silva — Estudante
“A exposição me chamou a atenção pela pluralidade. Deu pra ver que o cooperativismo está em tudo: no campo, na cidade, na arte e na vida de pessoas de diferentes tipos. Isso é bacana de ver. Me despertou a curiosidade para conhecer mais do setor.”
Pedro Ribeiro — Personal trainer
Cidade Cooperativa
A programação do circuito vai além da exposição. Nos dias 4, 5 e 6 de julho, o Palácio da Liberdade e o Edifício Augusto Costa foram transformados em telões para projeções mapeadas com imagens e mensagens sobre o cooperativismo. A Câmara Municipal de BH também entrou no circuito e terá iluminação especial em tons de azul e verde até o dia 15.
“A imagem tem o poder de comunicar o que palavras não alcançam. A fotografia, neste circuito, traduz o sentimento e a essência do cooperativismo”, explica Juliana Gomes, gerente de Comunicação Institucional do Sistema Ocemg. “Ela aproxima, humaniza e revela a transformação gerada por esse modelo em Minas”.
Sistema Ocemg