Seminário fortalece cooperativismo no alto sertão alagoano
28/07/2025
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo em Alagoas participou, neste sábado (26), do 2º Seminário de Associativismo e Cooperativismo do Sertão Alagoano, realizado no Centro Xingó, em Piranhas. O evento, organizado pela Cooperativa dos Produtores de Mel, Insumos e Produtos da Agricultura Familiar (Coopeapis), reuniu cooperados e público em geral interessado nas temáticas.
Na palestra de abertura, o superintendente do SESCOOP/AL, Adalberon Sá Júnior, ministrou a palestra “Conhecendo o Cooperativismo”, onde apresentou um panorama atual do setor, números e as soluções oferecidas pela instituição para o fortalecimento das cooperativas. “Eventos como esse são essenciais para que possamos ampliar o conhecimento, a troca de experiências e a atuação do cooperativismo em todas as regiões do estado”, destacou Adalberon.
Além da palestra, a programação contou com apresentação do grupo de capoeira Embodeiro, formado por jovens do projeto social de Canindé do São Francisco, em Sergipe. Ao longo do dia, houve oficinas práticas e técnicas em diversas áreas de atuação da Coopeapis, como avicultura, apicultura, agricultura familiar, beneficiamento agroindustrial e gestão financeira.
Segundo o presidente da Coopeapis, Dyego Correia, o seminário surgiu da necessidade de fortalecer os grupos produtivos da cooperativa, que hoje estão presente em diversos municípios sertanejos.“A cooperativa cresceu muito nos últimos anos e esse seminário é uma forma de difundir ainda mais o cooperativismo no sertão do estado . Queremos consolidar a Coopeapis como uma grande referência da agricultura familiar na região”, destacou o presidente da Coopeapis , Dyego, Correia.
A segunda edição do seminário reforçou o papel transformador do cooperativismo como ferramenta de desenvolvimento econômico, social e humano no sertão alagoano. “É muito importante realizar eventos como esse para que a gente possa aprender cada vez mais e fortalecer o cooperativismo. Isso nos une muito mais”, destacou a cooperada Cícera Cupira.
Sistema OCB/AL