Newsletter
Notícias

Montreal recebe evento global de pesquisa cooperativa para o Ano Internacional

18/09/2025

Quase 350 pessoas se reuniram em Montreal de 7 a 11 de julho para a ICA CCR Global Research Conference – Intercooperation para nossos futuros comuns.

Esta quinta conferência global de pesquisa, realizada durante o Ano Internacional das Cooperativas da ONU, foi organizada pelo Instituto Internacional de Cooperativas Alphonse e Dorimène Desjardins (IICADD), que está comemorando seu 50o aniversário este ano.

 

A mais recente pesquisa cooperativa

Participar na Conferência Mundial de Pesquisa sobre Cooperativas significa entrar na pesquisa mais recente e mais avançada sobre cooperação. Apresenta pesquisadores da África, Ásia, Europa e Américas, e abordagens tão diversas quanto o número de cooperativas e seus membros. É através da diversidade e singularidade das questões encontradas que surge a cooperação e a pesquisa em torno dela.

Dezessete áreas de pesquisa foram selecionadas para a conferência, incluindo agricultura, economia circular, governança cooperativa, ética; inovação através da intercooperação, comunidades e cooperativas de energia renovável e relatórios sobre sustentabilidade cooperativa.

Para cada sessão de duas horas, os participantes podiam escolher uma entre sete ou oito apresentações, uma seleção difícil dada a variedade e profundidade dos temas.

Várias visitas cooperativas também proporcionaram uma oportunidade para descobrir a Centrale Agricole, a CultivAction, a Coop Caus e a Maison de la coopération du Montréal métropolitain.

 

Um lugar para a próxima geração de pesquisadores

O prelúdio da conferência foi dedicado aos jovens pesquisadores. “Queremos que as pessoas que fazem pesquisas sobre cooperativas possam ter uma carreira na academia. Isso é importante,”, disse Rafael Ziegler, diretor do IICADD e organizador do evento.

Os jovens estudiosos também elaboraram um manifesto para a próxima geração, que refletia sobre as práticas de pesquisa e os obstáculos encontrados. “A prática cooperativa é central”, acrescentou Ziegler, “, mas também é importante como a pesquisa pode complementar o que as cooperativas estão fazendo, e para isso precisamos de métodos de pesquisa para trabalhar com cooperativas”. 

Relacionados: A luta para obter cooperação no currículo

Uma coleção sobre ação de pesquisa e educação foi lançada na PortailCoop durante a conferência, acrescentou.

Durante a conferência, foram entregues prêmios aos pesquisadores. “Foi comovente receber o prêmio de melhor publicação estudantil,”, disse Mohamed Makraz, estudante de doutorado do Institut Agro Montpellier, na França, que apresentou um artigo sobre os determinantes da adoção da inovação varietal nas cooperativas de vinhos e sindicatos cooperativos franceses.

 

Um ponto de encontro para a cooperação

“Ser capaz de trocar ideias, estabelecer relacionamentos e renová-los: é bom conversar diretamente pessoalmente,” disse Rafael Ziegler, explicando por que esse tipo de evento é importante. “Mesmo em Quebec, algumas pessoas se reconectaram durante a conferência. Então não é relevante apenas para as relações internacionais.”

“Estou encantada por ter a oportunidade de vir a Montreal novamente, porque é uma cidade bonita, e Quebec é um lugar muito acolhedor, dinâmico e emblemático para as cooperativas,” disse Maryline Filippi, professora de economia da Bordeaux Sciences Agro e pesquisadora associada do Institut National de la Recherche Agronomique, em Paris.

“Com mais de 300 participantes,” disse Louis-Antoine Saïsset, professor de finanças no Institut Agro Montpellier, “podemos nos conectar com pessoas de todo o mundo. É muito enriquecedor conhecer autores e pesquisadores conhecidos, além de outros que não conhecíamos nem um pouco, e fazer encontros e conexões que nunca imaginamos.”

 

Coop News

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.