Encontro de Contadores aborda Reforma Tributária e os impactos nas cooperativas
24/09/2025
Três cidades, 24 horas de conteúdo e cerca de 300 participantes. Esse foi o balanço do Encontro de Contadores das Cooperativas Paulistas, promovido pelo Sistema Ocesp neste mês de setembro. O evento itinerante passou por Marília (16/9), Ribeirão Preto (19/9) e foi concluído em São Paulo (22/9), na Casa do Cooperativismo Paulista.
O evento teve como tema central a Reforma Tributária e seus impactos no cooperativismo, explorando de que forma as mudanças na legislação podem influenciar a gestão contábil, fiscal e tributária das cooperativas.
A abertura dos encontros foi realizada pelo superintendente do Sistema Ocesp, Aramis Moutinho Júnior, e a programação foi coordenada pela gerente de Controladoria, Gláucia Marina dos Santos, com apoio dos consultores contábeis Jailson Campelo e Cláudia Barros.
A gerente Gláucia Marina dos Santos ressaltou a necessidade de uma visão integrada e estratégica dos contadores. “A Reforma Tributária vai exigir das cooperativas um engajamento ainda maior. Não será apenas uma pauta dos contadores, mas de diversas áreas integradas. Neste cenário, o contador precisa assumir cada vez mais um papel estratégico frente às mudanças no sistema, na tributação e na cultura das cooperativas”.
Reforma Tributária em pauta
O ponto alto ficou por conta das palestras da analista de Relações Governamentais do Sistema OCB, Gabriela Barbagalo – que apresentou a atuação do Sistema OCB na tramitação da Reforma Tributária – e do consultor tributário Marcus Vinícius Montanari, que trouxe reflexões sobre aspectos gerais da reforma e as perspectivas de futuro para as cooperativas.
Para Montanari, o encontro proporcionou uma oportunidade de aprofundamento e troca de experiências. “Foi uma verdadeira imersão em Reforma Tributária. Percorremos desde conceitos fundamentais, como regra matriz e hipótese de incidência até custos, formação de preços e aspectos específicos das cooperativas. Há muitos desafios e lições de casa pela frente, mas este foi um primeiro passo essencial para entendermos como tudo isso vai afetar o setor”.
Gabriela Barbagalo destacou o papel da representação institucional na Reforma. “O Sistema OCB tem atuado ativamente no Congresso para garantir que os detalhes da Reforma preservem o adequado tratamento tributário ao ato cooperativo e às especificidades do nosso modelo societário. Em paralelo a isso, é fundamental que as cooperativas estejam sempre capacitadas e atualizadas para seguir operando e prosperando dentro das novidades que a reforma traz. Esse encontro certamente vai se desdobrar em novos diálogos sobre o tema”.
Confira a galeria de fotos completa:
Marília+
Ribeirão Preto+
São Paulo+
Sistema Ocesp