Newsletter
Notícias

Histórias do Dia C: solidariedade que transforma e salva vidas

30/09/2025

Responsabilidade social é um compromisso permanente do cooperativismo mineiro. Por isso, o Dia de Cooperar (Dia C) deixou de ser apenas uma data e tornou-se um movimento contínuo de impacto socioambiental. Em 2025, a maior mobilização de voluntariado do cooperativismo brasileiro tem desenvolvido ações que fortalecem comunidades, promovem inclusão e geram benefícios reais para milhares de pessoas. Conheça algumas dessas iniciativas na série especial Histórias do Dia C, que será publicada mensalmente no boletim informativo @cooperação.

“Cooperar é uma missão para todos os dias do ano. Celebramos o Dia C como um marco, mas praticamos seus valores constantemente, confirmando o compromisso das cooperativas na busca por um país mais justo, com melhores oportunidades para todos”, afirma o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato.

Em Ubá, na Zona da Mata, o Sicoob Coopemata transformou o drama de uma família em uma ação do Dia C que mobilizou a comunidade e pode salvar vidas. Tudo começou quando Camila Paiva, de 19 anos, filha do cooperado Cristiano Nalon de Paiva, conseguiu vencer a leucemia mieloide após receber um transplante de medula óssea. Inspirada nessa história, a cooperativa promoveu uma campanha de conscientização para recrutar novos doadores.

A ação foi divulgada em agosto nas redes sociais e conseguiu reunir 172 pessoas dispostas a ajudar. No Dia C 2025, comemorado em 30 de agosto, uma equipe da Fundação Hemominas de Juiz de Fora coletou amostras de sangue dos voluntários para avaliar os requisitos para doação e realizar testes de compatibilidade. Para fazer parte do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), é preciso ter entre 18 e 35 anos e não ser portador de câncer nem de doenças incapacitantes, autoimunes ou infecciosas.

A triagem foi realizada no Hospital São Januário, com o apoio do Sicoob Coopemata. O resultado foram 88 novos doadores de medula óssea oficialmente registrados no cadastro nacional. “Agora, esses voluntários podem ser chamados para ajudar outras pessoas a qualquer momento. Saber que fizemos parte desse movimento e podermos ajudar quem precisa é impagável”, afirma o coordenador de Desenvolvimento Cooperativista do Sicoob Coopemata, Gustavo Almeida.

 

Compromisso com os ODS

Em Abaeté, na região central de Minas, o Sicoob Credinacional e a CooperAbaeté aproveitaram o Dia C 2025 para conversar com a comunidade sobre como as cooperativas contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), conjunto de 17 metas da Organização das Nações Unidas (ONU) para construir um mundo mais justo e próspero até 2030.

“Muitas vezes, a sociedade não sabe o que são os ODS e, pensando no Ano Internacional das Cooperativas, declarado pela ONU, resolvemos fazer esse evento com o intuito de ilustrar os 17 objetivos. Por exemplo, trouxemos entidades locais, como a Secretaria Municipal de Educação, que explicou sobre o ODS 4 – Educação de qualidade”, contou o analista de Cidadania e Sustentabilidade do Sicoob Credinacional, Matheus Ferreira Vasconcelos.

Após a apresentação, realizada na Praça Doutor Canuto, as cooperativas promoveram dois eventos esportivos e solidários: uma corrida que reuniu 150 atletas e arrecadou 180 quilos de alimentos destinados à Secretaria de Assistência Social; e uma competição de ciclismo com 30 participantes que resultou na doação de 180 quilos de ração para a organização não governamental Socorro Bichos, de acolhimento de animais.

A comemoração também teve programação infantil, música e cultura, com apresentações da Orquestra de Viola Caipira, do bloco de carnaval “Cê é fi de quem?” e de um grupo de crianças do Studio de Dança e Cia. “Sem dúvida, é um dia que vai ficar na memória das cooperativas envolvidas, das entidades presentes e das pessoas que celebraram conosco o Dia C”, destaca Vasconcelos.

 

Sua cooperativa pode inspirar outros voluntários em Minas Gerais!

Registre as iniciativas no do Dia C da sua coop no sistema Bússola Social em apenas dois passos:

 

1) Primeiro passo: Criar conta e fazer login

– Acesse diac.bussolasocial.com.br/login

– Clique em “criar conta” se for a primeira vez

– Use o CNPJ da cooperativa para criar a conta e confirme os dados

 

2) Segundo passo: Registrar as iniciativas

– Após realizar o login, acesse “Registro de Iniciativas”

– Preencha os detalhes e cadastre fotos da ação

– Acompanhe o status (aprovado, reprovado ou ajustes necessários)

 

As iniciativas registradas com status APROVADO até 22 de dezembro vão integrar o livro de resultados do Dia C, publicação lançada anualmente pelo Sistema Ocemg.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (31) 3025-7081 / 31 3025-7105.

Sistema Ocemg

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.