A Uber, a maior empresa de transporte por aplicativos do mundo, começou suas operações no Brasil em 2014 e mantém a liderança desde então. Contudo, o modelo de negócio voltado ao lucro leva motoristas a trabalharem mais de 10 horas diárias para obterem rendimento razoável.
Nos últimos anos, o surgimento de alternativas à Uber tem priorizado cooperativas, visando maior rendimento aos motoristas e melhor qualidade de serviço aos passageiros.
Na cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul, surgiu a CoopApp Local surgiu e foi lançada oficialmente em 22 de setembro.
O engenheiro de telecomunicações Marcelo Fioretti, que é o idealizador do negócio e que aposta que o modelo cooperativista garantirá o sucesso do empreendimento. Fioretti destaca o fato de que, em uma cooperativa, todos os associados são coproprietários do empreendimento e que a gestão preza pela transparência total. "Todos os cooperados têm acesso à conta da cooperativa para verificar saldos e extratos e, também, ao escritório de contabilidade responsável pela gestão financeira", explicou.
A cooperativa prevê um pagamento mais justo por quilômetro rodado, estima-se que será o dobro da média praticada pelas principais empresas do mercado. O sistema da CoopApp Local oferece aos motoristas participação direta nos lucros e decisões da cooperativa. “O motorista é dono. Ele participa das assembleias, ajuda a definir as tarifas e, no final do ano fiscal, divide os resultados do exercício. Aqui, o lucro não vai para uma empresa multinacional, vai para quem realmente trabalha”, resumiu Fioretti.
A cooperativa quer eliminar a taxa que é destinada para as grandes empresas do setor e reverter o valor aos motoristas, garantindo maior rendimento e menos horas de trabalho diárias.
Experiências como essas demonstram a dificuldade no desenvolvimento de aplicativos que possam competir com os grandes e é isso que o CoopApp Local quer mudar.
“O maior desafio tem sido desconstruir a ideia de que apenas empresas com bilhões de dólares conseguem criar um aplicativo viável. Isso é o que as grandes plataformas vendem, mas a gente está provando que é possível criar algo local, eficiente e mais justo”, ressalta Fioretti.
Pelotas, conta com cerca de 4,5 mil motoristas ativos em plataformas de transporte por aplicativo, a expectativa da CoopAPP Local é atrair de mil a dois mil motoristas ao longo do tempo. “Mas para começar com uma boa cobertura da cidade, a gente precisa de pelo menos 550. Essa é nossa meta até junho. A partir daí, o passageiro também poderá baixar o app e começar a chamar as corridas”, conclui Fioretti.