Newsletter
Notícias

Evento em Mato Grosso apresenta o impacto social do cooperativismo no estado

06/10/2025

Casos de sucesso se multiplicam na área de cooperativismo e sustentabilidade. Uma cooperativa de garimpeiros e um espaço de aprendizado, lazer e até cinema são histórias mato-grossenses que podem ser referência para o mundo.

A Cooperativa dos Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto (Coogavepe), responsável por 4% da produção de ouro do Brasil, expandiu sua atuação para além da mineração, investindo na recuperação de áreas degradadas, na distribuição de mudas e na produção de ouro sem mercúrio. Para o presidente Gilson Camboim, pequenas atitudes podem gerar grandes transformações. “E, para isso, contamos com parcerias e trabalho voluntário, que são primordiais quando o assunto é cooperativismo”, afirmou.

Outro destaque vem de Lucas do Rio Verde, com o Espaço Coopera, projeto do Sicoob de Primavera do Leste que transformou um espaço ocioso em referência para a comunidade. Inicialmente, a instituição precisava apenas de um andar para a agência, mas acabou ocupando também o segundo piso, criando um espaço de cidadania.

Além das aulas de violão, balé, artesanato, informática, há também a projeção de filmes. “É o cinema da cidade e se tornou um ponto de lazer importante para a comunidade”, contou Kelyta Brito, gerente de Cidadania e Sustentabilidade do Sicoob Primavera.

Para a especialista Neide Rocha, com mais de 25 anos de atuação em sustentabilidade corporativa, responsabilidade social e governança ética, a sustentabilidade emerge como uma estratégia central para o futuro dos negócios, transcendendo a pauta social para se consolidar como um pilar de crescimento econômico. “Sustentabilidade está na veia dos cooperados. A Coograpeve é um exemplo”.

Ela alertou sobre a necessidade de investir em qualificação de mão de obra, governança e transparência. “Não falem o que não podem mostrar, porque a legislação está cada vez mais dura e, com o avanço da tecnologia, é fácil checar as informações fornecidas por uma instituição ou entidade”, alertou.

A consultora Rosilene Rosado acrescenta que sustentabilidade deixou de ser apenas um discurso e se tornou um processo estratégico para os negócios. Ela defende um modelo que avalia impactos sociais, ambientais e de governança, além das exigências legais e de clientes. Esse processo, segundo ela, é filtrado pela “materialidade dos impactos”, aquilo que realmente importa para a cadeia de valor.

“Os resultados são planos de gestão baseados em estratégias reais, prestação de contas transparente e a transformação de riscos em oportunidades”, frisou. Ela disse ainda que, em breve, a sustentabilidade estará em plataforma virtual. “E só sobreviverá quem comprovar com indicadores tudo o que mostrar”, enfatizou.

Na prática, o site Razões para Acreditar, que também é um perfil no Instagram, confirma a teoria de Neide Rocha e de Rosilene Rosado. Desde 2012, o portal brasileiro faz um jornalismo positivo ao compartilhar histórias inspiradoras de solidariedade, superação e impacto social.

“Temos centenas de histórias de transformação e a cooperação em torno de causas sociais é o motivo do portal existir”, disse o fundador do site, o publicitário Vicente Carvalho. Para ele, o cooperativismo vai além da economia. “É um caminho de transformação social, de fortalecimento comunitário e de construção de um futuro sustentável”, afirmou.

Sobre o Coopera + MT

A segunda edição do Coopera + MT, organizada pelo Sistema OCB/MT, teve como tema central “Cooperativismo e Economia: Construindo um modelo de negócio competitivo e sustentável”. Com um público qualificado, reuniu 487 participantes, entre lideranças, gestores e profissionais de cooperativas mato-grossenses no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. A próxima edição será em 2027.

Sistema OCB/MT

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.