Newsletter
Notícias

Como o cooperativismo prepara profissionais para o futuro

06/10/2025

Ser um talento dentro do cooperativismo é, antes de tudo, uma escolha. Assim como uma semente que precisa de preparo e cuidado para florescer, o desenvolvimento de pessoas exige formação, experiência e vontade de aprender. Foi com essa analogia que Débora Ingrisano, gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB Nacional, destacou que talento se cultiva diariamente, alinhado a valores, ética e propósito.

Inspirada no médico e autor Eugênio Mussak, Débora abriu a tarde de palestras sobre Gestão de Pessoas durante o Coopera + MT, evento realizado pelo Sistema OCB/MT no dia 23 de setembro, em Cuiabá. De acordo com ela, como o cooperativismo prioriza pessoas e valores, conecta-se ao capitalismo de stakeholders, em que a cultura do autoconhecimento e do cuidado com as relações deve ser prática cotidiana.

“Desempenho e disposição são essenciais. Cabe ao gestor de pessoas se conhecer e entender as próprias emoções para, só então, compreender o outro e se relacionar com ele”, propôs ela.

Na sequência, Eduardo Carmello, CEO da Entheusiasmos, apresentou o tema Capacitação Estratégica transforma conhecimentos em resultados. Ele defendeu a necessidade de alinhar cultura e sistema da cooperativa e explicou que capacitar é criar, transmitir e incorporar conhecimentos que superem resultados, adaptados a diferentes níveis de performance.

Já Alexandre Prates, especialista em liderança, ressaltou que, atualmente, o desafio tem sido obter uma comunicação verdadeira entre equipes e líderes. Um exemplo: liderar a Geração Z sem estereótipos, lembrando que, no fim, todos querem equilíbrio e qualidade de vida. Citando pesquisa que aponta escassez de talentos em 80% das empresas brasileiras, destacou a falta de responsabilidade, confiabilidade e colaboração, e chamou atenção para o papel fundamental da liderança quanto à gestão de pessoas.

O encerramento da trilha Gestão de Pessoas no Coopera + MT foi conduzido por Cynthia Fior, consultora e mestra em Administração e RH. Ela alertou que o RH é hoje uma grande área de risco, pois lida diretamente com pessoas. “O setor precisa ter coragem para definir claramente o seu papel e buscar conhecimento para apoiar os líderes, que também são os gestores de pessoas”.

Por fim, Francisco Domenech Lucena, gerente de Gestão de Pessoas da Central Sicredi Centro Norte, reforçou a importância de aproximar o RH do negócio e das especificidades de cada ramo. “É preciso um RH estruturado, capaz de apoiar a empresa, mas também lideranças dispostas a desenvolver pessoas, sejam colaboradores ou associados. O discurso e a prática cooperativista precisam caminhar juntos”, enfatizou.

Além das palestras e debates, o evento também apresentou a vitrine Capacitacoop MT, voltada para apoiar a gestão de pessoas nas cooperativas com soluções práticas e estratégicas para desenvolvimento de lideranças e equipes.

Sobre o Coopera + MT

A segunda edição do Coopera + MT, organizada pelo Sistema OCB/MT, teve como tema central “Cooperativismo e Economia: Construindo um modelo de negócio competitivo e sustentável”. Com um público qualificado, reuniu 487 participantes, entre lideranças, gestores e profissionais de cooperativas mato-grossenses no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. A próxima edição será em 2027.

Sistema OCB/MT

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.