Newsletter
Notícias

Catadores de materiais recicláveis são vacinados do DF

16/07/2021

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) realizou, nos dias 8 e 9 de julho, a vacinação dos catadores de materiais recicláveis do Distrito Federal. Para esse público, foram destinadas 1,4 mil doses da vacina da Janssen, aplicada em dose única. No DF, há um total de 21 cooperativas registradas no Sistema OCDF-SESCOOP/DF.

A diretora presidente da Central das Cooperativas de Materiais Recicláveis do DF (Centcoop), Aline Sousa, comemora o início da imunização dos catadores, ação que segundo ela é muito importante para que os trabalhos da coleta seletiva sejam realizados com mais segurança no DF. “A vacina é importante para todo mundo, mas nós, catadores, somos um grupo que está na linha de frente. Quando alguém recebe um diagnóstico positivo de Covid, essa pessoa se isola, mas não para de produzir resíduos, que são destinados para alguma área de transbordo, onde há a presença de catadores, ou para um central de triagem de recicláveis, onde também há catadores. Nesses ambientes, o risco de contaminação é extremamente grande”, explica.

Aline reforça que os catadores exercem uma atividade insalubre e que diariamente estão sujeitos a serem acometidos por diversas outras doenças, além da Covid-19. “A pandemia veio para mostrar apenas um dos riscos a que estamos expostos. Há vários outros que podem vir por meio dos resíduos que coletamos. “Somos um grupo prioritário e receber essa vacina comprova isso”, completa a diretora presidente da Centcoop.

OCB/DF