Newsletter
Notícias

CAPACITACOOP promove capacitação de forma gratuita e online

16/09/2021

Visando capacitar as cooperativas foi criado o CAPACITACOOP, uma plataforma digital que foi idealizada para suprir a demanda relacionada à qualificação educacional das cooperativas. O CAPACITACOOP disponibiliza às cooperativas diversas opções de cursos gratuitos e variados conteúdos para capacitação. Construída com base nas experiências já existentes de algumas unidades estaduais, a ferramenta reúne treinamentos e vídeos para aprendizagem em temas diversos. O endereço da plataforma é o capacita.coop.br.

Alguns dos cursos disponíveis na plataforma são: Assembleia Geral na Prática; Assembleias Semipresenciais e Digitais; Contabilidade de Cooperativas para Contadores; Entendendo a Sociedade Cooperativa; Gestão da Mudança; Gestão de RH para Cooperativas; Governança Cooperativa: Princípios e Boas Práticas; Introdução à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); Introdução ao Design Thinking.

No CAPACITACOOP também é possível encontrar cursos do INOVACOOP, voltados para a inovação. Tais cursos buscam impactar diretamente na mudança de postura, no auxílio para tomada de decisão e na ampliação do olhar para dentro da cooperativa. Entre eles, temos o curso de Gestão de Mudança, Mentalidade Ágil e Pesquisador de Tendências.

A plataforma também dispõe de importantes publicações como o Guia para Dirigentes de Cooperativas – 2ª edição, e a cartilha Ramos do Cooperativismo: conheça nossa nova organização. Além disso, a plataforma conta com vídeos educativos que abordam temas como Análise de Ambientes; Cadeia de Valor; Cultura e Mudança Organizacional; Direitos e Deveres dos Associados; Instrumento de Autoavaliação da Governança, entre outros.

A plataforma CAPACITACOOP está em constante atualização para capacitar cada vez mais os cooperados. Recentemente foi disponibilizado mais uma solução educacional, o Universitário Cooperativo, que conta com nove cursos, os quais buscam qualificar jovens que desejam estagiar em cooperativas de qualquer ramo.

Os cursos de aprendizagem são divididos nas seguintes categorias: Cursos Nacionais; Cursos Inovacoop; Cursos ConexãoCoop; Cursos SESCOOP/PNUD; Cursos Universitário Cooperativo; Cursos Banco Central; Cursos Internos.

Outras novas adições também foram feitas no CAPACITACOOP, entre elas temos o curso de Comunicação e Pensamento crítico; Liderança; Práticas de Negócios; Gerenciamento de Projetos; Governança Cooperativista.

“O CAPACITACOOP é a maior plataforma de educação e desenvolvimento profissional cooperativista do país. Ela possibilita flexibilidade para o usuário, que pode iniciar determinado curso e terminá-lo assim que for possível, gerando uma importante praticidade para os cooperados. Dessa forma, o cooperativismo, as ferramentas do cooperativismo e o conhecimento do cooperativismo estão a um clique de distância, e até mesmo em smartphones, facilitando a capacitação dos membros de uma cooperativa”, afirma Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA.

Voltado para cooperados, para realizar qualquer curso do CAPACITACOOP é necessário fazer um cadastro. Também há uma opção para informar se a pessoa for vinculada a alguma cooperativa. Ao final do curso, é emitido certificado que pode ser apresentado à cooperativa.

“O CAPACITACOOP é uma importante iniciativa que reforça ainda mais o quinto princípio do cooperativismo, voltado para a Educação, formação e informação, no qual as cooperativas buscam promover justamente a educação e a formação dos seus membros, dos representantes eleitos e dos trabalhadores, de forma que estes possam contribuir de forma eficaz para o desenvolvimento das suas cooperativas” declara Edilson Júnior, analista do SESCOOP/PA.

Para participar dos cursos da plataforma Capacitacoop é só acessar: capacita.coop.br  

OCB/PA