Newsletter
Notícias

CNN Brasil: Favelas cariocas ganham a primeira cooperativa de energia solar

25/10/2021

A CNN Brasil, no telejornal CNN Prime Time, conduzido pelo jornalista Márcio Gomes, apresentou uma matéria no dia 18/10 sobre o início das ativdades da Cooperativa fluminense de Energia Renovável Percília e Lúcio – a primeira desse segmento a atuar em favelas do Brasil -, que beneficiará 34 famílias das comunidades da Babilônia e Chapéu Mangueira, no Leme, zona sul do Rio de Janeiro. Confira aqui.

Segundo a matéria, o modelo de geração compartilhada, representado pela cooperativa, além de ser mais viável técnica e economicamente do que o modelo de instalações individuais, também harmoniza com as tradições de coletividade, cooperação e autogestão das favelas cariocas.

Por ano, de acordo com a CNN Brasil, a economia para a cooperativa será de até R$ 30 mil reais. Para cada família, a economia será de R$ 80 reais por mês. E parte  das economias obtidas pelos moradores será revertida em taxas de manutenção para a cooperativa, que irá compor um Fundo Comunitário.

Case de Sucesso

De acordo com o superintendente do Sescoop/RJ, Abdul Nasser, a constituição da Cooperativa de Energia Renovável Percília e Lúcio é fruto de um projeto  audacioso  e que prova que o cooperativismo está inserido em todas as camadas da sociedade.“A primeira cooperativa de geração compartilhada de energia renovável do Rio não nasceu entre os mais ricos, entre empresários, entre a classe média. Nasceu em uma favela! Essa cooperativa é fruto de muitas lutas, de uma força de vontade inabalável. Esse grupo dedicou mais de cinco anos para conseguir realizar esse projeto e, mesmo com muitos dizendo que era impossível, foi lá e fez. Temos orgulho de ter apoiado e queremos que outros aprendam com este exemplo. Cooperativismo é para todos e a prova está aí, correção do social por meio da democracia econômica”, relata Abdul.

Bruno Oliveira - OCB/RJ