Newsletter
Notícias

Sicoob Credijur reduz taxa de juros de diversas linhas de crédito

08/06/2012

Desde maio, a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Advogados de Goiânia (Sicoob Credijur) está oferecendo aos seus cooperados taxas de juros ainda mais reduzidas.

A medida se aplica a diversas linhas de crédito, como a de cheque especial, crédito pessoal e consignado, capital de giro e financiamento de imóveis e veículos. A taxa do cheque especial teve redução de 1% e a do crédito consignado de 0,50%. Já o financiamento de veículos e o crédito pessoal apresentaram baixa de 0,30%.

O gerente da Credijur, Gilson Purcena, explica que a medida foi tomada após uma pesquisa de mercado, visando oferecer mais benefícios aos cooperados. De acordo com ele, no levantamento foi identificado que, apesar do recente anúncio de redução de juros dos bancos (em que a Selic baixou 0,5 ponto percentual, para 8,5% ao ano), a diferença para o consumidor foi muito pequena. “As instituições financeiras comuns estão divulgando que houve uma redução significante dos juros, mas eles não reduziram quase nada. Só para citar um exemplo, um cliente de um grande banco público teve a taxa do cheque especial reduzida de 4,34% para 4,15%. Essa diferença não gera economia nenhuma”, alertou Purcena.

Segundo ele, os bancos ainda diferenciam seus clientes de acordo com o capital investido e as aplicações, fazendo com que a maioria dos correntistas não sejam beneficiados com a redução. “Já no cooperativismo de crédito, os serviços são os mesmos para todos os sócios, sem distinção”, compara. Além disso, Purcena conta que os bancos costumam embutir em seus serviços cobranças muito onerosas, o que representa grande diferença no valor final do financiamento, se comparado com uma cooperativa de crédito. “As estratégias das instituições financeiras comuns são as mais variadas, por isso o contrato deve ser muito bem observado. Por outro lado, as cooperativas têm objetivos muito diferentes, por isso saiem a frente no que se refere a benefícios para os cooperados”, afirmou o gerente. Em tempo: A Credijur, em parceria com a OAB-GO, patrocinou a Seleção de Acórdãos do Conselho Administrativo Tributário (CAT), da Secretaria da Fazenda. O lançamento da obra, na versão impressa, foi realizado na última sexta-feira (1). O documento possui 190 julgados de 1ª e 2ª instâncias do ano de 2010 e consolida o entendimento dos julgadores administrativos do conselho sobre questões tributárias relevantes.

OCB/GO