Newsletter
Informativos
Presidente da CECRESP visita FETRABRAS

Menu de Acesso Rápido

Revista

Entrevista com Dr. Reginaldo Ferreira Lima
 
Último Informativo 
Cooperativas avançam para derrubar REPRESENTAÇÃO DE CABRESTO
 
Galeria de Fotos
Central Cecresp esteve na sede da FETRABRAS
 
TV EasyCOOP
Deputado Estadual Teonilio Barba fala sobre a conquista do cooperativismo
 
Artigos
José Carlos: Cooperativa de crédito, mais que uma instituição, uma comunidade
 
Eventos
Feira Nacional da Reforma Agrária
 
Guia de Benefícios
Veja o o guia de benefícios dos associados.

Olá, como vai?!

Hoje eu quero compartilhar contigo, uma coisa boa!

Recebemos essa semana a visita do Manoel Messias, que assumiu recentemente a presidência da CECRESP – Central de Cooperativas de Crédito do Estado de São Paulo.

Ele veio a meu pedido para atender ao Dr. Fernando, que é Diretor do SINTRACESP Saúde e tem interesse em montar uma cooperativa de crédito para o público representado pelo sindicato.

Messias nos explicou que hoje, para que as pessoas interessadas possam montar uma cooperativa de crédito, é necessário que se faça um estudo de viabilidade para ser entregue ao Banco Central, que os interessados montem uma comissão para atender as exigências do Banco Central e para cuidar de todas as etapas.

Foi uma manhã muito agradável e o Messias ainda nos explicou que um dos papéis da CECRESP é atender aos interessados em ingressar no Cooperativismo de Crédito, que eles dão todo o atendimento sem custo aos interessados e também auxiliam nessa etapa de nascimento da cooperativa.

Para quem tiver interesse em montar uma cooperativa de crédito, o Messias e a equipe da CECRESP se colocaram à disposição para auxiliar no que for necessário.

E a CECRESP ainda tem uma coisa boa. Lá, se filia quem quer. O registro não é obrigatório e eles tem eleições cujo presidente é de fato eleito e os diretores e seu conselho tem voz, não são meros “bonecos de Olinda”, como a ONG criada no seio da ditadura militar que tenta a representação do cooperativismo a qualquer custo.

Aproveitando esse e-mail, gostaria de lembrar a vitória da democracia no município de São Paulo, em que os vereadores se uniram em uma só voz para acabar com a tirania desta ONG e fizeram o PL 198/2014 que foi aprovado por unanimidade pelos vereadores. No município de São Paulo, acabou essa farra do boi, em que as cooperativas eram obrigadas. Como disse o nosso amigo cooperado e vereador Paulo Frange, “As cooperativas tem que pagar pau” para poderem trabalhar, isso é o fim!

Sabe o que mudou no município de São Paulo com a aprovação do PL 198/2014 que virou a Lei 16.073/2014? Vou dar o exemplo das cooperativas de agricultura familiar, que agora podem trabalhar com tranquilidade. E quem ganha com isso é o povo paulistano, pois hoje quase metade da merenda escolar consumida pelas crianças nas escolas municipais são fornecidas por cooperativas de pequenos agricultores familiares. E a prefeitura compra os produtos a um valor muito mais baixo, economizando assim nos gastos, pois não tem mais o atravessador. E as crianças, consomem produtos bem melhores, pois são produtos de qualidade. No campo, agora, esses agricultores têm uma nova perspectiva de vida e o cenário começa a mudar!

Pois é isso que muda com o fim do registro obrigatório das cooperativas a uma ONG que só está preocupada em arrecadar das cooperativas.

Vale a pena ainda o exemplo da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, que fez o edital de licitação de toneladas de feijão preto e comum. Eu estive presente. E os coitados dos agricultores passaram a noite toda chacoalhando dentro de uma ônibus para participar da licitação e foram desclassificados por não estarem registrados nessa ONG!!! Então, não puderam fornecer ao estado a merenda da molecada! O companheiro Aranha estava indignado, pois o feijão deles é bom e nunca na vida sequer receberam uma vista desta ONG, que jamais os ajudou e agora ainda os prejudica. Como é triste ver uma situação dessas, em que um agricultor com a mão cheia de calos do trabalho árduo é impedido de sustentar a sua família por não aceitar a se submeter a uma herança maldita da ditadura. Ele disse ao pregoeiro no dia, pois eu estava presente, “nós agricultores, morreremos de fome, mas não vamos aceitar essa imposição, pois em nenhum outro segmento do mercado em nosso país tem isso pra que as empresas trabalhem”. O agricultor ainda completou, “o senhor tá vendo esse lombo aqui? Tomou muita chibatada na ditadura e agora, em plena democracia, não vou me submeter a essa situação”.

Eu senti o quanto ele se sentiu humilhado com essa lama em que o cooperativismo está assolado. Mas, tenho certeza que vamos convencer cada deputado da ALESP a aprovar o PL 1271 e 1277/2015 para que as cooperativas sejam livres!

Vem pra luta você também! #VemPraAlesp

Meu e-mail é [email protected]

Beijos,   

Sandra Campos
Presidente
FETRABRAS – Federação Nacional dos Trabalhadores Cooperados
Editora Chefe - Portal e Revista EasyCOOP
Telefone: 11-3256-6009 ou 11-5093-5400
Celular: 11-7846-2836 TIM 948-137-799 WhatsApp
Endereço da sede da FETRABRAS/SINTRACESP
Alameda dos Jurupis, 1005 - CJ 114 - Moema
e-mail: [email protected]

__________Notícias__________

Vereadores lembram vitória na Câmara
Em setembro de 2014, a Câmara Municipal de São Paulo, aprovou por unanimidade o PL 198/14, que deu origem à Lei 16.073, de 19 de setembro de 2014. Esta Lei permite que cooperativas participem de licitações públicas da cidade sem a necessidade de filiação compulsória a uma ONG. Confira aqui comentários feitos à época por alguns vereadores
Vereador Floriano Pesaro lembra vitória na Câmara   Vereadora Sandra Tadeu lembra vitória na Câmara  
  “Essa aprovação foi importante para libertar as amarras das cooperativas. Houve um equívoco de votação. Passou uma inconstitucionalidade e nós conseguimos trabalhar para reverter isso..."   "Na verdade, há cooperativas que até teriam condições de pagar, mas é um valor extremamente alto. Hoje existem cooperativas menores que não conseguem arrecadar os valores que precisariam estar pagando..."
 
 
GALERIA DE FOTOS: Comissão da ALESP vota a favor do cooperativismo - Parte II
  Autores da lei que deu liberdade ao cooperativismo na cidade de São Paulo fala sobre a importância do cooperativismo para a cidade  
 
 
 
Catadores do Espirito Santo lutam por melhores condições de trabalho
  Os Catadores de Materiais Recicláveis da Região Metropolitana da Grande Vitória - ES estão em mobilizaçãoo para chamar atenção do poder público para a situação da estrutura física e de equipamentos dos catadores do município de Vitória  
 
 
Cooperativas defendem que união de pessoas é estratégia contra a crise no país
  Encontro no sul discute o tema; cooperativas já representam 5,55% dos depósitos  
 
 
Aplicativo de Cooperativa mostra cronograma da coleta seletiva em Prudente
  Ferramentas da Cooperlix ainda trazem outras informações. Por enquanto, o app está disponível somente para o sistema Android  
 
 
Cooperativas financeiras impulsionam setor econômico
  Cooperativismo financeiro desponta como uma forte alternativa ao sistema financeiro convencional  
 
ACI oferece Programa Internacional de Alta Gerência Cooperativa
  A ACI Américas, em parceria com a Universidade Fundepos, desenvolveu um programa de atualização gerencial voltado a gerentes gerais, financeiros e executivos ligados às áreas de desenvolvimento e crédito  
 
 
Cooper Filial Centro Indaial comemora 47 anos neste fim de semana
  Os moradores de Indaial são convidados a participar do aniversário de 47 anos da Cooper Filial Centro, celebrado neste sábado, dia 10. Várias atrações são preparadas para marcar as comemorações durante todo o dia  
 
 

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.