Newsletter
Informativos
  Cooperativas Paulistas contam as injustiças sofridas com a herança da ditadura    
MENU DE
ACESSO RÁPIDO
 
REVISTA
Edição 22 - Paul Singer
______________
ÚLTIMO INFORMATIVO 
Cooperativas conquistam grandes aliados, pelo fim do CABRESTO em SP
______________
GALERIA DE FOTOS
SINCOTRASP e SINDPRODEM assinam convenção coletiva de trabalho
______________
TV EASYCOOP
Paul Singer, Entrevista sobre Cooperativismo
______________
ARTIGOS
A economia solidária como saída para a juventude
______________
EVENTOS
A Economia Criativa & Solidária e a Educação Criativa
______________
GUIA DE BENEFÍCIOS
Veja o o guia de benefícios dos associados.
Olá, como vai?!
 
Quero compartilhar contigo o drama vivido por 1.500 famílias das cidades de Promissão, Pirajuí e Araçatuba, no interior de São Paulo, que se veem reféns de uma lei criada pelo Ditador Emílio Garrastazu Médici, em 1971, para controlar o cooperativismo. Essa lei obriga as cooperativas a se registrarem/filiarem compulsoriamente a uma ONG que foi criada também pela ditadura para conter toda e qualquer forma de representação em crescimento. E mesmo depois da Constituição de 88, que enterrou de vez a ditadura, essa “dita ONG” tenta de todas as formas, afirmar que o artigo 5º da Constituição Federal que garante liberdade a todos os brasileiros, não vale para as cooperativas.
 
Esses agricultores familiares somente podem participar das licitações municipais e federais, pois infelizmente não podem participar das estaduais por não concordarem em comprar o “carimbasso” dessa ONG e pagar o pedágio da sobrevivência.
 
Tenho conversado muito com as cooperativas do interior e descobri que muitas delas, para não irem à falência, “pagam pau” como disse o nosso amigo Vereador Paulo Frange, para poderem sobreviver e não verem suas famílias passando fome.
 
Outro caso que vale a pena relatar e que está em nosso jornal é o cooperativismo no segmento de cultura, pois a COM ART está totalmente regular, com seus tributos e certidões em dia. Mas, para participarem de licitações eles tiveram que entrar na Justiça para garantir seus direitos. E o TJSP concedeu a liminar dando o direito da cooperativa participar da licitação. Só que para cada licitação que eles tiverem o interesse em participar eles têm que recorrer ao judiciário para garantir o direito, pois, como colocam alguns juízes no papel, “esse assunto está pacificado”, ou seja, não há mais o que discutir, a exigência é ilegal.
 
Estamos em pleno século XXI, em que a vergonhosa escravidão acabou e a ditadura foi enterrada em uma cova profunda. Não podemos e não vamos admitir essa situação.
 
Na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo tramitam dois projetos de lei e ambos estão prontos para votação, já foram aprovados em todas as comissões de mérito.  Esses projetos são o PL 1271/2014, do Deputado Campos Machado e o 1277/2014 do Deputado Zico Prado e Adriano Diogo. Temos presenciado tanto lobby ruim dessa ONG que ficamos com vergonha de ver um “pseudo” cooperativista fazendo tanta articulação suja.
 
Mas, vamos em frente, nem tudo o mega faturamento milionário dessa ONG pode comprar. Pra você ter noção, os cerca de R$ 50 milhões anuais que eles têm em seu orçamento equivale a mais de 10% do orçamento anual de R$ 42 bilhões do municipio de São Paulo. Esse valor equivale ao orçamento de muitos países, segundo o Wikipedia. Pois é! E olha quanta coisa uma cidade tem que fazer pelo cidadão.
 
Acho que com esse paragrafo encerro o meu e-mail, torcendo que toda a sujeira venha à tona e que essa situação vergonhosa do cooperativismo seja enterrada junto com a ditadura.
 
Beijocas,
 

 


Sandra Campos
Presidente

FETRABRAS – Federação Nacional dos Trabalhadores Cooperados
Editora Chefe - Portal e Revista EasyCOOP
Telefone: 11-3256-6009 ou 11-5093-5400
Celular: 11-7846-2836 TIM 948-137-799 WhatsApp
Endereço da sede da FETRABRAS/SINTRACESP
Alameda dos Jurupis, 1005 - CJ 114 - Moema
e-mail: [email protected]
_______________________________NOTÍCIAS_______________________________
Objetivo e impedir que 73% das cooperativas catarinenses fiquem de fora
  Representantes de cooperativas de agricultores familiares, da economia solidária e da reforma agrária estão empenhados em convencer os deputados estaduais a aprovarem mudanças no projeto de lei 465.8/2015, que cria a Política Estadual de Apoio ao Cooperativismo, enviado pelo governador à Assembleia Legislativa
 

Santa Catarina: Entidades apoiam mudanças em projeto que cria Política Estadual do Cooperativismo
  Nesta quarta-feira (9), às 17h30, a Comissão de Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia voltará a debater o Projeto de Lei 465/2015, que cria a Política Estadual de Apoio ao Cooperativismo
 
Seca em Santarém faz cooperativa investir em sistema agroflorestal
  Falta de chuvas na região oeste do Pará prejudicou plantações. 72 produtores serão beneficiados com o projeto.
 
Unicreds Central SP e Central RJ/MT lançam mais uma edição da Campanha de Verão
  Iniciativa busca fortalecer a marca e a percepção de que a Unicred está com seus cooperados onde e quando precisam
 
Inaugurada a primeira Cooperativa Cresol no Estado de Goiás
  Na última semana a Central Cresol Baser inaugurou a primeira cooperativa no estado de Goiás, a Cresol Estrada de Ferro com duas unidades, uma no município de Orizona e outra unidade no município de Silvania
 
Diretores da Cooperativa Frísia / Batavo se encontram com prefeito Moisés Avelino
  O prefeito Moisés Avelino recebeu em seu gabinete, na manhã desta terça-feira, dia 8, uma comissão composta por 4 diretores da cooperativa Frísia / Batavo, incluindo o diretor-presidente Renato João de Castro Greidanus
 
Mato Grosso: Conselheiros da economia solidária tomam posse nesta quarta
  O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários - SEAF e a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social - SETAS
 
Expocatadores 2015 destaca a importância dos catadores no país
  O evento recebeu catadores de todo o país e América Latina para gerar negócios, trocar de experiências e disseminar conhecimentos.
 
____________________________________________________________________

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.