Newsletter
Notícias

Sescoop/RJ propõe Termo de Cooperação Técnica ao município de Mesquita

07/02/2012

A primeira reunião para o desenvolvimento de um termo de cooperação técnica entre o Sescoop/RJ e a Prefeitura de Mesquita, através da Secretaria do Meio Ambiente, foi realizada no dia 2 de fevereiro e terminou com uma visita ao galpão de coleta seletiva solidária Cássia Valéria. A proposta deste termo de cooperação é, dentre outros aspectos, criar modelos de gestão para que as cooperativas tenham perenidade, treinando e qualificando seus gestores.


A reunião foi entre o prefeito de Mesquita Arthur Messias, a secretária de Meio Ambiente Kátia Perobelli, o presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ Marcos Diaz, o superintendente técnico do Sescoop/RJ Jorge Barros, e o conselheiro do Sescoop/RJ Robert Rios.


Também participaram a assessora jurídica da instituição do Sistema Ângela Paolino, os assessores de comunicação José Aranha e Cláudio Montenegro, além do assessor da Secretaria de Governo de Mesquita Feliciano Inácio.


Marcos Diaz destacou as atividades que estão sendo desenvolvidas nestes sete meses da atual gestão. Ele fez um convite ao prefeito Messias para participar do seminário sobre o ano internacional do cooperativismo e a Rio+20, a ser realizado pelo Sescoop/RJ em parceria com a ONU, no dia 30 de maio no Rio de Janeiro.


Fortalecer o que já existe, trabalhar a agricultura familiar e desenvolver uma cooperativa de crédito no município foram alguns projetos apresentados. Segundo Jorge Barros, com a assinatura deste Termo de Cooperação o Sescoop/RJ passa a ter a outorga necessária para a continuidade das ações, pois serão desenvolvidas políticas públicas de Estado. “São políticas perenes, concretas. E não de um determinado governo, que tem início e fim”, disse. Para ele, é necessário dar foco às ações descritas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos no que tange ao cooperativismo, uma de suas vértebras.


Demonstrando vanguarda local, o prefeito Arthur Messias relatou que o município foi o primeiro a implantar o pregão eletrônico, sendo a segunda prefeitura a utilizar em maior escala este tipo de processo – pela dimensão geográfica, São Paulo está à frente. “É uma economia anual significativa para os cofres públicos graças a esta estrutura administrativa”, destacou.


Além disso, o município preserva a atividade familiar. “Desenvolvemos ações com foco na agricultura familiar, merenda escolar e assistência social”, disse Messias.


Após a reunião, os dirigentes foram ao galpão de coleta seletiva solidária Cássia Valéria para uma visita técnica, onde constataram que a organização local e a estrutura montada nesta cadeia de trabalho são fundamentais para o fortalecimento das ações sociais.


NAC Baixada


O presidente Marcos Diaz expôs ao prefeito a importância dos Núcleos de Atendimento ao Cooperativismo (NACs) e a proposta em abrir mais um na baixada fluminense, com o objetivo de ampliar a área de alcance e, com isso, se aproximar das cooperativas da região.


“Estamos desenhando essa proposta e encaminharemos para a Prefeitura a fim de desenvolvermos ações em parceria e montar este espaço em um local estratégico”, revelou Diaz. Arthur Messias colocou-se à disposição para analisar o projeto.


Hoje existem quatro escritórios no Estado do Rio de Janeiro: Região dos Lagos, Serrana, Sul Fluminense e Noroeste.

Leo Poyart - Montenegro Comunicação / Revisão: José Aranha - Assessoria de Comunicação Sistema OCB/Sescoop-RJ'

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.