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Cooperativas ampliarão presença em redes sociais

12/03/2012

Num cenário de intensas mudanças e transformações na sociedade brasileira, as cooperativas catarinenses ampliam velozmente sua presença na internet. Formação de redes sociais foi o tema do 8º Encontro de Assessores de Comunicação das Cooperativas de Santa Catarina, realizado na última semana em Florianópolis.


O conteúdo científico do encontro foi ministrado pela jornalista e doutora em comunicação Pollyana Ferrari. O tema havia sido discutido nos encontros de 2007 e 2010 com a mesma docente e, neste ano, voltou a pauta em razão da crescente importância das redes sociais nas organizações.


A professora Pollyana Ferrari é jornalista pela PUC-SP e doutora em ciência da comunicação pela ECA/USP.  Há 23 anos atua no mercado editorial de tecnologia da informação, tendo dedicado os últimos 13 anos à Internet. É professora da PUC-SP e da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. Escreveu os livros Jornalismo Digital, Hipertexto, Hipermídia e A força da Mídia Social. Dirige a Polipress Cooperativa Digital.


As redes visam aumentar a integração de seus colaboradores e o fluxo de informações entre suas divisões, departamentos e cooperativas, fortalecendo as funcionalidades e recursos existentes nos conteúdos oferecidos pela Assessoria de Imprensa. Isso significa gerar ambientes de troca de informações, de experiências e de casos de sucesso em que todos são beneficiados, cooperados e trabalhadores.


O conteúdo programático focalizou a Web 2.0 (segunda geração de serviços disponíveis na Internet), qual sua abrangência e significados práticos; compartilhamento de informações; o caráter de interação e usos corporativos do Twitter e Facebook.
Pollyana destacou que os meios tradicionais como jornais e revistas difundem suas mensagens através de canais com suporte concreto. O que acontece com as novas tecnologias é que elas mudam esta realidade quando alteram os conceitos de periodicidade para o tempo instantâneo. A comunicação passa a ser orgânica e horizontal, ou seja, de todos para todos.
A docente explica que as mudanças e transformações nos processos comunicacionais estão ancoradas em uma forte tendência: as integrações de som, texto, imagem. Por isso, ensina, “devemos experimentar todas as possibilidades que o meio oferece. Vivemos uma agressiva competência empresarial onde a evolução tecnológica possivelmente impulsione uma narrativa diferente”.


Tendências


Dentro de dois anos, o e-mail deverá ser substituído pelas redes sociais dentro das empresas de acordo com a maioria dos especialistas, que sustentam quatro previsões sobre o uso dessa mídia dentro do ambiente corporativo.


Essas projeções são as seguintes: Em 2014, os serviços de redes sociais deverão substituir o e-mail e se tornar o principal meio de comunicação para 20% dos usuários corporativos.  Já em 2012, mais de 70% dos projetos mundiais de TI serão dominados por mídias sociais. Dentro de quatro anos, 70% das aplicações de colaboração desenhadas para PCs serão remodelados para se aproveitar das lições aprendidas com os usuários de aplicativos de smartphone. Em  2015, apenas 25% das empresas utilizarão ferramentas internas (intranet) para melhorar o desempenho das organizações e a produtividade das equipes.


A promoção do Encontro de Assessores foi da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), com patrocínio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC) e coordenação do jornalista Marcos Bedin e do coordenador de treinamento do Sescoop, Ramiro Hensel.

MB Comunicação

 

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