Newsletter
Notícias

Sistema Sicredi reúne núcleos em Nova Cantu

31/01/2013

A reunião dos dois núcleos de associados de Nova Cantu, região Oeste do PR, aconteceu na noite de segunda-feira (28), com participação expressiva de associados. Essa foi a primeira reunião na agenda da Sicredi Vale do Piquiri, que até o dia 27 de fevereiro irá reunir associados das 30 unidades de atendimento, em 27 reuniões. Os participantes discutiram e decidiram sobre os assuntos em pauta. Em regime ordinário: Prestação de Contas do exercício de 2012; Destinação das Sobras e do Fates e em regime extraordinário: Expansão da Área de Atuação da Cooperativa e Mudança estatutária.


A reunião foi conduzida pelo presidente Jaime Basso, que explanou sobre a pauta, mostrou números, analisou o crescimento da cooperativa, tirou dúvidas e valorizou a participação dos associados na realização de negócios com a cooperativa de crédito. “Sem dúvidas, a expressiva participação dos associados na realização de negócios com a Sicredi Vale do Piquiri, promove crescimento da cooperativa e contribui para o desenvolvimento regional”, afirma o presidente Jaime Basso.


Ao todo, a cooperativa realiza 27 reuniões, com participação de associados das 30 unidades de atendimento. O início de 2012 se apresentou com metas desafiadoras e situações adversas, como: clima desfavorável, redução da produção da safra de verão e preços baixos dos produtos agrícolas, que prejudicariam a economia regional. Também o governo interviu para a redução das taxas de juros e tarifas praticadas pelo mercado financeiro, o que reduziu ainda mais o spread das instituições financeiras. Neste cenário de adversidades, as ações implementadas levaram a superação das dificuldades, melhor captação, aumento do quadro social e maior participação dos associados na realização de negócios com a cooperativa. “Nós aproveitamos a recuperação dos preços dos produtos agrícolas e aumentamos a captação. Por outro lado, a redução das taxas de juros motivou o incremento na carteira de crédito. Acertamos nas decisões e promovemos o crescimento da cooperativa”, lembra o presidente Jaime Basso.


Superação aparece nos números de 2012. A base de associados cresceu 19,5% com 8.916 novos associados. O volume de depósitos aumentou 29,3%. A carteira de crédito teve um incremento de 44,0%, sendo 56,8% no credito comercial e 36,1% no credito rural. Em 2012 a cooperativa cresceu 36,6% nos seus ativos, crescimento superior aos bancos que está em torno de 16%. O resultado de R$ 22 milhões é 52,3 % maior em relação ao ano anterior e gerou uma rentabilidade de 31,6% do patrimônio líquido médio, que por sua vez cresceu 40,9% no ano. O pagamento de 6% de juros ao capital social, superior a renda da poupança, e as sobras a disposição dos associados promoveram uma rentabilidade média de 20,4% ao capital social.


Entre os pontos em destaque, a disponibilidade de produtos e serviços aos associados com atendimento de qualidade, em momento oportuno e com preços justos tem sido o foco da cooperativa. Com isso, a cooperativa de crédito esteve presente na vida do associado em todos os momentos. Nos bons, ofereceu soluções e condições para realizar seu melhor negócio e agregar renda. Nas dificuldades, deu suporte para evitar perdas maiores ao associado. Um exemplo foi a agilidade nas indenizações do seguro da atividade rural com a frustação da safra de verão e nos prejuízos causados pelo vendaval em algumas regiões da área de atuação da Sicredi Vale do Piquiri. “Entendo que desta forma, atingimos os objetivos da cooperativa em captar recursos, atender a necessidade de crédito e prestar serviços para agregar renda e melhorar a qualidade de vida dos associados e comunidade”, comenta o presidente Jaime Basso.


No ano em que mundo teve mais informações sobre as sociedades cooperativas – Ano Internacional das Cooperativas – ficou evidente a importância destas instituições para construir um mundo melhor. A Sicredi Vale do Piquiri aproveitou para enfatizar o papel fundamental no desenvolvimento econômico e social, que a cooperativa de crédito tem no local que está presente. Quanto mais o associado movimenta e realiza seus negócios, com a cooperativa mais o empreendimento poderá retribuir com produtos e serviços, contribuindo com o desenvolvimento local. Através da ajuda mútua, que é administrada pela cooperativa, ganha o associado e a comunidade. O crescimento econômico da cooperativa permite o crescimento econômico dos associados, que são os donos do empreendimento. O associado fortalecido impulsiona o desenvolvimento da cooperativa e juntos constroem uma sociedade e um mundo melhores. “Encerramos 2012 com expressivo crescimento nos negócios e a cooperativa em excelente situação econômica e financeira de tal forma que novas oportunidades de expansão estão surgindo. Agradeço a todos os associados, colaboradores, entidades do sistema e parceiros que contribuíram com o crescimento da Sicredi Vale do Piquiri e convoco todos para estarmos juntos neste ciclo que se inicia”, finaliza o presidente.

Assessoria de Imprensa Sicredi Vale do Piquiri

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.